Brasil já foi campeão com Willian vestindo a 10. Meia do Chelsea substitui Neymar na Copa América

Compartilhe

Escolhido por Tite para disputar a Copa América no lugar do cortado Neymar, o meia Willian Borges da Silva, do Chelsea, volta a ser camisa 10 da Seleção em uma competição oficial após 12 anos. Em 2007, o técnico Nelson Rodrigues entregou o número mítico ao então jogador do Corinthians no Sul-Americano Sub-20 do Paraguai. O goleiro Cássio e o lateral-direito Fágner faziam parte daquele elenco campeão do torneio. Willian era um dos maestros daquele time e classificou o país para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Na época, o astro da companhia era Alexandre Pato. Willian chegou ao Mundial Sub-20 de 2007 do Canadá vestindo a 7. Renato Augusto ganhou a 10.

Camisas 10 do Brasil na Copa América no século

  • 2001: Juninho Paulista
  • 2004: Alex
  • 2007: Diego
  • 2011: Paulo Henrique Ganso
  • 2015: Neymar
  • 2016: Lucas Lima

Depois de superar candidatos como Vinícius Júnior, Renato Augusto, Dudu e Lucas Moura, Willian tem a oferecer ao Brasil entrosamento com Daniel Alves, experiência, talento nas cobranças de falta — uma perda com a ausência de Neymar — e um pouquinho de “rebeldia tática”. O escolhido foi o responsável, em campo, pela mudança de posicionamento que sufocou o México nas oitavas de final da Copa da Rússia. Trocou de posição com Neymar e Philippe Coutinho, passou a atuar aberto na esquerda, o cantinho de Neymar, e se tornou o nome do jogo.

Desde a chegada ao futebol inglês, em agosto de 2013, Willian marcou 11 gols de falta pelo Chelsea. É o jogador que disputa as competições nacionais da terra da rainha que mais gols fez nesse estilo nas últimas seis temporadas

Na Seleção Principal, Willian jamais usou a 10. Usou a 9, 14, 18 e a preferida 19. O meia soube que que seria o substituto de Neymar em Israel, onde passava férias com a família. A última partida oficial do meia foi no último dia 29 contra o Arsenal na final da Liga Europa. Os Blues golearam por 4 x 1 e conquistaram o segundo torneio mais importante do continente. Por sinal, ele é bi da competição. A outra conquista aconteceu pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Na temporada 2018/2019, Willian disputou 56 partidas: marcou oito gols e deu 13 assistências pelo Chelsea. É a melhor marca de assistências em uma temporada pelo clube londrino

Embora esteja sem jogar há 10 dias, Willian está com o preparo físico em dia. Assim que recebeu a ligação de Tite atendeu o chamado. Willian brilhou na campanha invicta do Chelsea na Liga Europa com sete assistências. foi líder no quesito. Dos 36 gols do Chelsea, 28% foram tiveram a colaboração dele. Das 15 partidas, participou em 11 como titular.

A aposta de Tite acumula 65 jogos partidas pela Seleção, com oito gols marcados e 15 assistências. Foram 47 vitórias, 11 empates, sete derrotas e participações nas últimas duas Copas do Mundo.

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

3 dias atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

3 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

5 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

6 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

7 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

1 semana atrás