Borja pode ser o primeiro artilheiro estrangeiro do Paulistão em mais de 100 anos, mas precisa secar colegas do Palmeiras e rivais do Santos neste sábado

Compartilhe

A Colômbia passa por  um momento mágico. A seleção comandada por José Pekermann acaba de vencer a França por 3 x 2, no Stade de France O país terá dois técnicos entre os 32 na Copa da Rússia: Juan Carlos Osorio à frente do México; e Hernan Dario Goméz no Panamá. Se o Chile não tivesse fracassado nas Eliminatórias, Reinaldo Rueda seria mais um. James Rodríguez tornou-se o primeiro colombiano a defender o Bayern Munique desde Adolfo Valencia, na temporada de 1993/1994. Mina fez história ao acertar com o Barcelona. Sem contar o título recente do Atlético Nacional na Libertadores e na Recopa Sul-Americana e o vice na Sul-Americana. No Brasil, Miguel Borja tem tudo para quebrar um senhor tabu, mas a convocação para defender a Colômbia nos amistosos da data Fifa podem atrapalhá-lo. Ele não enfrentará o Santos neste sábado, por exemplo, no início das semifinais do Estadual. Concentrado para o amistoso de terça-feira contra a Austrália, resta a Borja secar.

Artilheiro isolado do Campeonato Paulista com seis gols, Borja tem a chance de se tornar o primeiro artilheiro estrangeiro do torneio desde 1905, quando se tem certeza de que Herman Friese, era seguramente alemão. Nascido em Hamburgo, Friese fez 14 gols pelo Sport Club Germânia. Pode ter havido outros artilheiros estrangeiros nos primórdios do Paulistão, mas não há certeza. Segundo o historiador Celso Unzelte, com quem o blog trocou informações, são suspeitos de serem gringos: Whathley (Mackenzie), um dos artilheiros de 1913; Boyes (São Paulo Athletic), 1903, 1904 e 1910; e Fuller (Germânia), 1906.

Portanto, o Paulistão não tem um artilheiro reconhecidamente estrangeiro, pelo menos, desde 1905. Autor de um gol contra o Santos e outro diante do São Paulo na fase classificatória, Borja caminha para encerrar um tabu de 113 anos. No entanto, para continuar na liderança, precisa secar colegas de time e rivais.

Os principais concorrentes de Borja nesta reta final do Paulistão jogam com ele ou contra ele. Matheus Peixoto, do Santos, tem cinco gols. Dudu, Keno e Gabriel Barbosa aparecem logo atrás com quatro cada um. Portanto, se o Palmeiras eliminar o Santos, Borja praticamente abrirá caminho para tornar-se o primeiro artilheiro estrangeiro do Paulistão em mais de 100 anos. Mais um feito e tanto para o futebol colombiano.

Contestado na primeira temporada com a camisa do Palmeiras, Borja pode ser artilheiro pela quarta vez na carreira como profissional. Foi o goleador isolado do Torneio Apertura de 2016 com 19 gols; da Copa Colômbia no mesmo ano, com oito; e da Copa Sul-Americana de 2016, com seis. Outros colombianos tentaram ser artilheiros do Paulistão, mas nomes como Aristizábal, Asprilla e Muñoz, por exemplo, não atingiram o feito. Borja tem tudo para ser o primeiro. Basta retomar a regularidade de quem já estufou as redes do Botafogo de Ribeirão Preto, do Santos, do Mirassol, do Linense duas vezes e do São Paulo.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Vitória repete CRB e expõe um velho fantasma de Flamengo e Palmeiras

O Vitória fez com o Flamengo na noite desta quinta-feira no Barradão, em Salvador, o…

2 horas atrás
  • Esporte

Ancelotti até 2030: o recorde de Zagallo que o italiano vai quebrar na Seleção

  A oficialização nesta quinta-feira da renovação do contrato da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

23 horas atrás
  • Esporte

Neymar perde 24 bolas por jogo; papel de falso 9 é saída para ir à Copa

Há uma estatística no mínimo preocupante no que diz respeito ao debate nacional e internacional…

4 dias atrás
  • Esporte

Barcelona pós-Messi tem mais títulos do que vices no Espanhol

  Lionel Messi deixou o Barcelona em agosto de 2021. Em crise financeira, o clube…

5 dias atrás
  • Esporte

Guia da 15ª rodada do Brasileirão 2026: análises, palpites e onde ver

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 14   Botafogo x…

6 dias atrás
  • Esporte

Força mental mantém foco do Gama no que interessa: acesso à Série C

  Importantíssima a resposta imediata do Gama à eliminação na Copa Centro-Oeste contra o Rio…

6 dias atrás