Lucas Piccinato conquistou cinco títulos desde que sucedeu Arthur Elias. Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da Série A1 do Brasileirão, o Corinthians demitiu o técnico Lucas Piccinato no início da madrugada deste sábado, depois do empate por 2 x 2 com o Fluminense na Neo Química Arena, pela segunda rodada. As Brabas estrearam com vitória contra o Atlético por 1 x 0.
Sucessor de Arthur Elias, Piccinato levou o Corinthians ao bicampeonato na Série A1 nos títulos de 2024 e de 2025. Fez o mesmo na Libertadores. Arrastou a final da Copa das Campeãs da Fifa até a prorrogação contra o Arsenal, em Londres, na derrota por 3 x 2. O profissional também ganhou a Supercopa do Brasil em 2024.
O ex-dono da prancheta acumulava aproveitamento de 76,9%: 71 vitórias, 20 empates e 10 derrotas. Desde que assumiu o cargo, o Corinthians só não decidiu o título na Copa do Brasil do ano passado. Foi eliminado pelo São Paulo nas quartas de final.
As justificativas para a mudança não são tão claras. Piccinato perdeu as últimas duas edições da Supercopa Feminina. Uma para o São Paulo e outra contra o Palmeiras. Deixou escapar a hegemonia no Paulistão para o time alviverde nas versões de 2024 e 2025.
Esses não parecem ser os motivos. Há algo de estranho no reino do Corinthians, a referência do país na elite do futebol feminino. Lucas Piccinato tinha problemas de relacionamento com a diretoria e/ou o elenco? Faltava harmonia entre ele e a nova diretoria do clube? A gestão caminha para uma mudança drástica no investimento e começou pelo técnico?
Perguntas sem resposta. Ao menos por enquanto. O fato é que se o time hexacampeão brasileiro desde 2020 demite o técnico na segunda rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro com tantos títulos no currículo, o que esperar da tolerância dos outros 17 times…
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolima.jor
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…
A Copa do Brasil, com início nesta terça-feira, tem o antídoto contra a maratona insana…