Base da República Tcheca e sensação da Europa League, Slavia Praga é turbinado por dinheiro chinês

Compartilhe

A Seleção enfrenta nesta terça-feira uma República Tcheca que tem como base um clube turbinado por investimento chinês. Único time do Leste Europeu classificado para as quartas de final da Liga Europa, o Slavia Praga emplacou um terço dos jogadores na lista dos convocados para o amistoso contra o Brasil. A equipe lidera o Campeonato Checo com 64 pontos, nove à frente do atual campeão, Viktoria Plzen.

Dos 18 jogadores chamados pelo técnico Jaroslav Silhavy, seis defendem o Slavia Praga: os defensores Vladimir Coufal e Ondfrej Kudela; e os meias Bofek Dockal, Tomas Soucek, Jaromir Zmrhal e Alek Krai. O recordista de títulos do país é o Sparta Praga com 12 troféus.

O sucesso do Slavia Praga tem laços com a China. Em setembro de 2015, a CEFC China Energy — sétima maior empresa privada do país asiático — adquiriu 60% do clube. O momento financeiro da trupe da capital era terrível. O desempenho técnico nem se fala. O clube conquistou 16 títulos nos tempos da Tchecoslováquia. Depois da divisão do país em República Tcheca e Eslováquia, são quatro troféus nacionais.

Antes de ser vendido, o clube conquistou o título em 2009, amargou sete temporadas de jejum e entrou em colapso financeiro. Só voltou a dar a volta olímpica na temporada 2016/2017, ou seja, bombado por dinheiro aplicado pela CEFC. O grupo já investiu pouco mais de 1 bilhão de euros na República Tcheca. Tem participações numa companhia aérea, em fábrica de cerveja, agência de viagens e em vários órgãos de comunicação — entre eles um canal de televisão.

Quer uma prova da dependência do país do dinheiro chinês? Em 2016, o presidente do país, Milos Zerman, e o então primeiro-ministro, Bohuslav Sobotka pediram desculpa à China depois de Dalai Lama, líder exilado do Tibete acusado por Pequim de apoiar o separatismo, ter se encontrado com um ministro durante uma visita a Praga.

O Slavia Praga está a caminho do título nacional e embalado na Liga Europa. Despachou o Genk, da Bélgica, e na sequência o recordista de títulos Sevilla (pentacampeão) nas oitavas de final. O próximo adversário será o inglês Chelsea nas quartas de final.

A República Tcheca jamais chegou à final dos dois principais torneios de clubes do continente. O arquirrival Sparta Praga é quem foi mais longe: alcançou a fase semifinal da Champions League em 1991/1992. Ficou em segundo lugar no Grupo B, atrás do finalista Barcelona.

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Supercopa do Brasil: Brasília receberá Flamengo x Corinthians

O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…

2 horas atrás
  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

10 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

16 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

2 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás