Uma reunião nesta terça-feira na sede da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) começou a traçar os planos para a temporada 2021. Os clubes representados na assembleia aprovaram a previsão orçamentária de R$ 1,3 milhão para o exercício do ano que vem e conheceram os planos para o calendário local.
A tendência é de que a próxima edição do Candangão comece em 13 ou 20 de fevereiro de 2021. A intenção de antecipar o início da competição para 13 de fevereiro é ganhar datas a fim de diminuir a quantidade de partidas no meio de semana e realizar o maior quantidade rodadas possível aos sábados e domingos. Brasiliense e Gama, por exemplo, disputarão a Copa do Brasil.
1,3 milhão, orçamento da FFDF para 2021
O blog apurou que um dos temas da pauta do arbitral específico sobre o Candangão 2021, que ainda será agendado, é uma proposta de redução progressiva do número de clubes na primeira divisão. Atualmente, são 12. Há um debate para que o torneio doméstico passe a ser disputado no máximo por 10 times. Neste caso, há necessidade de aumentar a quantidade de rebaixados e/ou reduzir vagas de acsso. Neste ano, caíram dois e subirão dois da segunda divisão.
O Candangão foi disputado por oito clubes até 2011, teria 10 em 2012 e, no fim das contas, teve 12 participantes a partir de 2012 depois de uma batalha no tapetão que saiu da esfera local e foi resolvida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A condição técnica e financeira precária de alguns clubes da primeira divisão é um dos argumentos para que a competição seja disputada por menos clubes.
Calendário – Previsão para 2021
O Candangão tem o mesmo número de clubes, por exemplo, dos Carioca, Gaúcho e Mineiro; e quatro a menos do que o Paulistão. É inegável que a estrutura dos times do DF é muito inferior ao de estados em que o futebol tem mais poder econômico.
Outra novidade definida no encontro é a criação de uma segunda divisão do Candangão Júnior Sub-20. Na primeira ficarão os clubes representados na primeira divisão do Campeonato do Distrito Federal, ou seja, os 10 remanescentes da elite profissional neste ano e mais os dois que subirem para a Série A local na segundona iniciada neste mês. A primeira divisão Sub-20 teria 12 clubes e a segunda divisão da categoria outros 12, com acesso e descenso.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é…
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…