Messi comemora gol sobre a Bósnia em 2014 no Maracanã. Foto: AFP (15.6.2014)
Acredite se quiser… A Argentina jogou mais vezes no novo Maracanã do que a Seleção Brasileira principal. Quando entrar em campo nesta sexta-feira contra a Venezuela pelas quartas de final da Copa América, a esquadra bicampeã mundial se exibirá pela terceira vez no estádio do Rio de Janeiro desde a reabertura da arena após a reforma para a Copa 2014. Os donos da casa disputaram duas partidas no principal templo de futebol do país. O levantamento do blog não leva em conta o torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, considerado sub-23 pela Fifa.
A Argentina jogou pela primeira vez na nova arena contra a Bósnia-Herzegovina na fase de grupos da Copa. Venceu por 2 x 1, em 15 de junho de 2014. Os hermanos retornaram ao palco na finalíssima contra a Alemanha, em 13 de julho, e perderam o título por 1 x 0. Dessa vez, o confronto será contra a Venezuela depois de Messi e companhia passarem por Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre na fase de grupos da Copa América.
A Seleção principal do Brasil não se exibe no Maracanã desde a final da Copa das Confederações de 2013 contra a Espanha. Faturou o título em 30 de junho de 2013 com a vitória por 3 x 0. Antes, reinaugurou o estádio um mês antes contra a Inglaterra.
O Brasil poderia ter jogando no Maracanã na Copa do Mundo, porém, fracassou nas semifinais contra a Alemanha, em Belo Horizonte. O Comitê Organizador Local, com aprovação da Fifa, preferiu colocar a Seleção para rodar por São Paulo, Fortaleza (duas vezes), Brasília (duas vezes) e Belo Horizonte (duas vezes).
Problemas com o consórcio que administrava o Maracanã à parte, o Brasil não disputou nenhum dos nove jogos das Eliminatórias para a Copa da Rússia. O penúltimo amistoso antes da Copa América estava marcado para a arena. No entanto, o duelo com o Catar foi transferido na última hora para o Mané Garrincha, em Brasília.
Ao que parece, a CBF e o Comitê Organizador Local da Copa América não aprenderam com a lição de 2014. O Brasil só irá ao Maracanã se passar por Argentina ou Venezuela nas semifinais. Assim como há cinco anos, a Seleção principal pode passar um torneio inteiro em casa sem se exibir no principal estádio do país. A decisão do terceiro lugar será em São Paulo.
Os últimos dois anfitriões que ganharam a Copa América usaram a tabela a favor. Em 1995, o Uruguai jogou no Centenário do início ao fim, quando derrotou o Brasil na decisão por pênaltis. Em 2015, o Chile conseguiu mandar todas as partidas no Estádio Nacional, em Santiago. A Argentina perambulou pelo país em 2011, caiu nas quartas de final e não conseguiu ir a Buenos Aires para a finalíssima no Monumental de Núñez. Eis a diferença entre quem deseja fazer política e planeja usar a casa própria como ferramenta para o título.
Argentina principal no novo Maracanã
» Copa do Mundo
15/06/2014 – Argentina 2 x 1 Bósnia-Herzegovina
13/06/2014 – Alemanha 1 x 0 Argentina
» Copa América
28/06/2019 – Argentina x Venezuela
Brasil principal no novo Maracanã
» Amistoso
02/06/2013 – Brasil 2 x 2 Inglaterra
» Copa das Confederações
30/06/2013 – Brasil 3 x 0 Espanha
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
Nem o Flamengo piorou nem o Corinthians passou de abóbora a carruagem. Finais em jogo…
O gramado do Mané Garrincha não estará no padrão de qualidade na Supercopa Rei…
Possíveis adversários em campo neste domingo na Supercopa Rei, às 16h, no Estádio Mané…
Tite lembra o músico de instrumento de sopro que perdeu a embocadura. O Cruzeiro é…
Brasileirão – Série A 2026 Prévia jogo a jogo da #rodada 1 Atlético-MG x…
O inesquecível Flamengo da temporada de 2019 sob o comando de Jorge Jesus começa a…