O Brasil enfrentará o Catar antes da Copa América, em 5 de junho, às 21h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O contrato do amistoso assinado no mês passado pelo mandatário da Associação de Futebol do país anfitrião do Mundial 2022, Sheik Hamad Al Thani, e o novo presidente da CBF, Rogério Caboclo, previa o Maracanã como palco da partida, mas foi transferido para o Distrito Federal e oficializado pelas duas entidades. Motivos: a queda de braço pela administração da arena após o racha com a concessionária e um possível choque de datas com o duelo de volta entre Flamengo e Corinthians pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Quatro dias depois do confronto no DF, a Seleção irá ao Beira-Rio, em Porto Alegre, enfrentar Honduras. (entenda por que Brasília está fora da Copa América)
Atual campeão da Copa da Ásia, o Catar é um dos convidados ao lado do Japão para a Copa América deste ano no Brasil. A seleção catari está no Grupo B contra Argentina, Colômbia e Paraguai. O teste ocorrerá oito dias antes da estreia verde-amarela na Copa América contra a Bolívia, em 14 de junho, no Morumbi.
O adversário do time de Tite está em evolução. Na Copa da Ásia, desbancou fortes adversários do continente no mata-mata. Superou Iraque, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e o Japão na decisão do título com vitória por 3 x 1. O Catar ocupa a segunda melhor posição no ranking na historia: 55º. A melhor foi registrada em 1993, quando atingiu o 51º lugar.
O duelo é inédito. Brasil e Catar só mediram forças em competições de base. O Catar derrotou o Brasil por 3 x 2 nas quartas de final do Mundial Sub-20 de 1981, na Austrália. A Seleção deu o troco em 1995. Venceu por 2 x 0, em Doha, pela fase de grupos.
Houve dois duelos também no Mundial Sub-17. O Brasil venceu por 2 x 1 na competição disputada 1985, na China; e goleou por 6 x 0 na edição de 2005, no Peru.
Jogos da Seleção Brasileira masculina no novo Mané Garrincha
O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é…
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…