Há três anos, o técnico colombiano Reinaldo Rueda tornava-se o primeiro técnico estrangeiro a disputar a final do segundo torneio mais importante do país: a Copa do Brasil. Prejudicado pelas más atuações dos goleiros Thiago e Alex Muralha e o pênalti desperdiçado por Diego no jogo do Mineirão, o comandante do Flamengo amargou o vice-campeonato contra o Cruzeiro.
As semifinais da edição deste ano começam nesta quarta-feira com um candidato gringo ao título. O português Abel Ferreira tem a chance de igualar o feito de Reinaldo Rueda e até ir além, ou seja, entrar para a história como primeiro treinador estrangeiro campeão da Copa do Brasil. Antes, terá de passar pelo surpreendente América-MG liderado pelo técnico Lisca.
Abel Ferreira sabe o que é conquistar uma copa nacional como jogador. Como treinador, ainda não. Em 2007, era lateral-direito do Sporting na final da Taça de Portugal contra o Belenenses. O clube de Lisboa venceu a decisão por 1 x 0. Em 2008, foi bicampeão superando o Porto. O técnico do Palmeiras era comandado à época por Paulo Bento, ex-comandante do Cruzeiro.
A presença de técnicos estrangeiros nas semifinais da Copa do Brasil é rara. Em 2015, o colombiano Juan Carlos Osorio classificou o São Paulo nas quartas de final, mas deixou o cargo logo em seguida para assumir a seleção do México. Doriva herdou a prancheta e o tricolor paulista deu adeus ao torneio contra o arquirrival Santos.
Sensações do futebol brasileiro no ano passado, Jorge Jesus e o xará Sampaoli não foram tão longe na edição passada da Copa do Brasil. Comandado pelo argentino, o Santos caiu nas oitavas de final contra o Atlético-MG. Por sua vez, o Flamengo perdeu para o Athletico-PR nos pênaltis nas quartas de final. Foi o único título que o português não conquistou para o clube.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é…
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…