Ronaldo sustenta aposta em técnicos estrangeiros no Cruzeiro. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Quem defende a contratação de um técnico estrangeiro para a sucessão de Tite na Seleção Brasileira não substituiria o uruguaio Paulo Pezzolano por um profissional do país. Sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, Ronaldo foi coerente ao anunciar o português Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, o Pepa, como novo dono da prancheta celeste.
Sou a favor de um nome estrangeiro (na Seleção). Não entendo este tabu de que um estrangeiro não poderia contribuir. Temos grandes exemplos atuando no Brasil. O meu treinador no Cruzeiro é uruguaio e nos ajudou a tirar do buraco em que estávamos há três anos. Existem muitos nomes no mercado internacional. Tem o Carlo Ancelotti, o Abel Ferreira, o José Mourinho… São nomes incríveis. Eu apoiaria um técnico estrangeiro na Seleção”, opinou o Fenômeno três dias depois da eliminação diante da Croácia.
Ronaldo admira o trabalho de apenas um técnico brasileiro, mas como não conseguiria tirá-lo do Fluminense, segue fiel aos profissionais importados. “Não vejo muitas opções de técnicos brasileiros. O Fernando Diniz é um dos brasileiros que mais me agrada no momento. Não diria que ficamos para trás, mas é um momento propício para arriscar e trazer essa novidade para o cenário nacional”, argumentou o Fenômeno.
Não há problema algum em apostar no trabalho de Pepa. Sou contra xenofobia. Em contrapartida, a cor do passaporte não pode ser o balizador da competência de um treinador para assumir (ou não) uma seleção ou time, porém, ao que parece, virou moda. Pepa é o oitavo técnico lusitano entre os 20 empregados na Série A do Brasileirão.
A preferência por profissionais estrangeiros reduz o espaço para treinadores brasileiros em desenvolvimento. Consequentemente, eles começam a usar cada vez mais a Série B como rota para figurar na elite. Ronaldo poderia ter recrutado Alex de Souza, por exemplo. Alex foi o camisa 10 do Cruzeiro na conquista da tríplice coroa em 2003. Hoje, comanda o Avaí. O time está nas quartas de final do Campeonato Catarinense contra o Criciúma. Alex passou pela base do São Paulo, comanda pela primeira vez um elenco profissional, mas nem mesmo essa trajetória foi capaz de sensibilizar Ronaldo a dar uma chance ao ídolo celeste. A moda no futebol brasileiro é ter um técnico importado. De preferência, português.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…