Novo técnico do Vasco, Zé Ricardo tem a oferecer logo de cara ao clube um retrospecto em clássicos estaduais capaz de deixar os agora arquirrivais rubro-negros com dores de cotovelo. Em um ano e três meses de carreira como profissional, o treinador de 46 anos comandou o Flamengo em 16 dérbis contra Botafogo, Fluminense e Vasco: sete vitórias, oito empates, uma derrota e o ótimo aproveitamento de 60,4%. O sucessor de Milton Mendes será apresentado nesta sexta-feira. Valdir Bigode dirigirá o time no sábado, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, o primeiro clássico de Zé Ricardo à beira do campo será diante do Botafogo, em 15 de outubro.
Em entrevista a Washington Rodrigues no Show do Apolinho, da Rádio Tupi, empresa do Grupo Diários Associados, o presidente Eurico Miranda confirmou a contratação. “Pela primeira vez, oficialmente, eu tô dizendo que o Zé Ricardo é o novo técnico do Vasco. A maior honra para alguém é ser treinador do Vasco. Ele vai ser apresentado na sexta-feira aqui em São Januário. Ele tem contrato CLT até o fim de 2018. Vem o auxiliar dele, que é o Cleber dos Santos, e o preparador físico Ricardo Henriques. Como ele será apresentado na sexta, não dirigirá o time no sábado. Fomos campeões do Carioca Sub-20 hoje e o novo treinador conhece a base do Vasco”, disse ao programa.
A única derrota de Zé Ricardo em clássicos foi justamente para o time que seria seu primeiro adversário no emprego novo. Em 26 de junho do ano passado, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 x 1 pela Série A. Depois disso, Zé Ricardo acumula 15 jogos de invencibilidade em clássicos cariocas, com direito a duas vitórias na final do Estadual contra o Fluminense.
No primeiro turno, o Vasco venceu o Fluminense de virada, em São Januário, mas perdeu para Botafogo e Flamengo. A expectativa era de que Zé Ricardo colocasse em jogo a coleção de sucessos em clássicos diante do Fluminense, no Maracanã, palco, há três meses, da sua única conquista como técnico profissional. No entanto, o primeiro duelo estadual será contra o Botafogo, em 15 de outubro, em São Januário, pela 28ª rodada.
Desde que Eurico Miranda reassumiu a presidência do Vasco, no fim de 2014, o clube já teve como técnico Doriva, Celso Roth, Jorginho, Cristóvão Borges e Milton Mendes. O auxiliar Valdir Bigode também chegou a comandar o time por uma partida. Recentemente, Jorginho foi o técnico cruz-maltino que passou mais tempo sem perder clássicos ao levar o time ao título carioca invicto em 2016.
O DESEMPENHO DE ZÉ RICARDO NOS 16 CLÁSSICOS COMO PROFISSIONAL
Resumo: 16 jogos, 7 vitórias, 8 empates, 1 derrota, 60,4% de aproveitamento
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…
A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…