Fla perdeu por 4 x 0 na última passagem pela Arena Corinthians. Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Se o Corinthians disputasse um campeonato entre os 11 clubes mais tradicionais do país que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro — os quatro do Rio, os quatro de São Paulo, os dois de Minas Gerais e o Grêmio — o líder da Série teria simplesmente 100% de aproveitamento. Essa é a dimensão da dificuldade que o Flamengo terá pela frenta na tarde deste domingo, em São Paulo, no clássico da 17ª rodada.
Neste primeiro turno, o Corinthians venceu Santos, São Paulo, Cruzeiro e Botafogo. Dos quatro, apenas o tricolor, comandado à época por Rogério Ceni, conseguiu balançar a rede jogando na Arena Corinthians. O demais passaram em branco no estádio.
Fora do seu alçapão, o Corinthians derrotou Vasco (São Januário), Grêmio (Arena do Grêmio), Palmeiras (Allianz Parque) e Fluminense (Maracanã). Apenas o Vasco foi capaz de furar o forte sistema defensivo da trupe de Fabio Carille.
Neste domingo, o Corinthians defende o impressionante aproveitamento de 100% contra o Flamengo. Se derrotar o clube carioca, faltará apenas o Atlético-MG para fechar o primeiro turno com triunfo sobre os seus adversários mais tradicionais. Vale lembrar que o Inter não entrar na lista pois nesta temporada disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 2017, o Flamengo tem receita de R$ 411,1 milhões. O Corinthians contabiliza R$ 264,7 milhões. O rubro-negro tem o melhor elenco do país. Em tese, era quem deveria se impor contra os maiores rivais do país. Entretanto, o modesto elenco do Corinthians é que se agigantou e é capaz de amedrontar um clube da pujança técnica e financeira do Flamengo.
Do ponto de vista econômico, a obrigação de vencer o clássico é do Flamengo. Mas dinheiro nem sempre traz felicidade. A essa altura do campeonato, há um abismo de 12 pontos na classificação entre o competente trabalho de Fabio Carille à frente do modesto elenco do Corinthians e o trabalho irregular de Zé Ricardo com um grupo que tem Diego Alves, Diego, Everton Ribeiro, Guerrero e Conca encostado.
Há 18 meses, o Corinthians perdeu oito campeões brasileiros. Pouco depois, cedeu o técnico Tite para a Seleção Brasileira. A receita de Corinthians e Flamengo não é proporcional aos resultados. O Corinthians — mesmo com uma possível perda da invencibilidade neste domingo — marcha firme para a conquista do hepta. O badalado Flamengo tenta fugir do papel de coadjuvante em um campeonato no qual começou com fama de favoritaço. Hoje, corre o risco de ser o nono clube tradicional do país a perder para o Corinthians numa temporada em que gigante, mesmo, é o Timão.
O Timão contra os grandes nesta Série A
03/06 – Corinthians 2 x 0 Santos
07/06 – Vasco 2 x 5 Corinthians
11/06 – Corinthians 3 x 2 São Paulo
14/06 – Corinthians 1 x 0 Cruzeiro
25/06 – Grêmio 0 x 1 Corinthians
02/07 – Corinthians 1 x 0 Botafogo
12/07 – Palmeiras 0 x 2 Corinthians
23/07 – Fluminense 0 x 1 Corinthians
30/07 – Corinthians x Flamengo
02/08 – Atlético-MG x Corinthians
Resumo: 8 jogos, 8 vitórias, 16 gols marcados, 4 gols sofridos
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…