Rússia pode ser a terceira anfitriã eliminada na fase de grupos da Copa das Confederações. Foto: www.rfs.ru
Uma maldição volta a atormentar a Rússia neste sábado. A seleção pode ser eliminada na fase de grupos pela sexta vez neste século. O país anfitrião da Copa das Confederações é obrigada a derrotar o México, às 12h, para evitar mais um vexame. Desta vez, em casa. na história do torneio, apenas dois donos da festa caíram precocemente: a Arábia Saudita, em 1997, e a Coreia do Sul, parceira do Japão na recepção do evento em 2001.
A coleção de reprovações da Rússia neste século na primeira fase começa na Copa de 2002. A Rússia terminou em terceiro lugar no Grupo H. Um dos anfitriões do torneio, o Japão avançou às oitavas com a Bélgica. Os russos só foram melhores do que a Tunísia.
Na Copa de 2014, a Rússia novamente deu adeus na primeira fase. Terceira colocada no Grupo H, foi superada por Bélgica e Argélia. Superou apenas a Coreia do Sul.
O fantasma da primeira fase rondou a Rússia na Eurocopa de 2004. O país terminou em último lugar na chave que tinha Portugal, Grécia e Espanha. Nas edições de 2012 e de 2016, mais dois fracassos. Na competição disputada na Polônia e na Ucrânia, a seleção fechou a fase de grupos em terceiro, atrás de República Checa e Grécia. No ano passado, fez pior lá na França. Acabou na lanterna do Grupo B. País de Gales e Inglaterra avançaram e a Eslováquia terminou na terceira posição.
Neste século, a Rússia só passou da fase de grupos uma vez. Na Eurocopa de 2008, terminou em segundo lugar no Grupo D, atrás da Espanha e à frente da Suécia e da Grécia. Nas quartas de final, o time comandado por Guus Hiddink desbancou justamente a Holanda na prorrogação. Nas semifinais, caiu diante da Espanha, por 3 x 0.
O retrospecto da Rússia contra o México é favorável: duas vitórias em dois jogos — uma em 2002 (4 x 1) é outra em 2015. Nos tempos de União Soviética, dois triunfos russos, um mexicano e sete empates. A julgar pelo retrospecto, o fantasma da eliminação na primeira fase pode ser exorcizado.
1999: México
Campeão em cima do Brasil
2001: Coreia do Sul e Japão
Coreia do Sul eliminada na fase de grupos; Japão vice-campeão
2003: França
Campeã em cima de Camarões
2005: Alemanha
Terceira colocada
2009: África do Sul
Quarta colocada
2013: Brasil
Campeão em cima da Espanha
2017: Rússia
Passa ou não da primeira fase?
Nem o Flamengo piorou nem o Corinthians passou de abóbora a carruagem. Finais em jogo…
O gramado do Mané Garrincha não estará no padrão de qualidade na Supercopa Rei…
Possíveis adversários em campo neste domingo na Supercopa Rei, às 16h, no Estádio Mané…
Tite lembra o músico de instrumento de sopro que perdeu a embocadura. O Cruzeiro é…
Brasileirão – Série A 2026 Prévia jogo a jogo da #rodada 1 Atlético-MG x…
O inesquecível Flamengo da temporada de 2019 sob o comando de Jorge Jesus começa a…