Ao que tudo indica, Alex Muralha está barrado. A coleção de falhas pune. A última delas diante do Sport, na última quarta-feira. O jogador de 27 anos, que chegou a ser o segundo reserva da Seleção Brasileira na era Tite, abaixo de Alisson e de Weverton, não é mais convocado. Ao menos para o duelo com o Avaí, perdeu a posição de titular do Flamengo para um jovem prata da casa. Thiago, 20, foi testado no coletivo de sexta-feira. Deve estrear no Brasileirão na partida deste domingo, na Ressacada, em Florianópolis, pela sexta rodada. O time testado por Zé Ricardo teve: Thiago; Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Vinicius Junior, Leandro Damião e Everton.
Alem dos erros, os números dificultam a vida de Muralha. Em 30 jogos no ano, o goleiro buscou a bola 22 vezes na própria rede. Dos 30 gols sofridos, 11 (50%) foram na pequena área, aquele pedacinho de gramado em que você ouve até em pelada os goleiros gritarem: “a pequena área é minha”. Muralha leva um gol a cada 3,8 finalizações. Menos vazado da Série A do Brasileirão, Cássio, do Corinthians, pega uma bola na rede a cada 10,7 arremates. Culpa de Muralha, mas também da defesa — um setor que o técnico Zé Ricardo ainda não mostrou a habilidade de Fábio Carille.
Com a ascensão de Thiago, o Flamengo passa a ter o goleiro titular mais jovem da Série A do Campeonato Brasileiro. Até então, o caçula entre os 20 era Jean, 21, do Bahia. Por sinal, goleiro abaixo dos 30 anos é raridade neste Brasileirão. Além de Thiago e de Jean, mais cinco goleiros são sub-30: Jandrei (Chapecoense), Kozlinzki (Avaí), Renan Ribeiro (São Paulo), Felipe (Atlético-GO), Gatito Fernández (Botafogo) e Weverton (Atlético-PR), titular da Seleção na derrota desta sexta-feira por 1 x 0 para a Argentina, em Melbourne, na Austrália.
Thiago foi um dos heróis do Flamengo na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. Justamente sob o comando do técnico Zé Ricardo. Na decisão por pênaltis contra o Corinthians, errou a cobrança que poderia ter antecipado o título. Felipe defendeu, provocou o camisa 1 rubro-negro e forçou as cobranças alternadas. Na sequência, Thiago pegou a cobrança de Claudinho, encarou Gabriel, deu o troco da zoeira e viu o Flamengo calar o Pacaembu no gol de Patrick.
Depois do título na Copinha, Thiago falou sobre seu amor pelo clube. “Torço pelo Flamengo desde os 5 anos, quando meu primo me deu minha primeira camisa do Flamengo. Sempre fui muito apaixonado pelo Flamengo e estou muito feliz de viver esse momento”, declarou.
Apostar em jovens goleiros não é novidade no Flamengo. Em 13 de maior de 1997, Julio César teve de substituir o veterano Zé Carlos em uma semifinal de Copa do Brasil. Tinha 17 anos e 8 meses na vitória por 1 x 0 no Parque Antártica. Na partida seguinte, uma fria: titular no clássico contra o Fluminense pelo Campeonato Carioca, no Maracanã. O tricolor venceu por 2 x 0. O resto da história você conhece. Julio César virou ídolo do Flamengo, da Internazionale e participou de três Copas do Mundo: uma como segundo reserva, em 2006, e duas como titular, em 2010 e 2014.
Goleiro novato também é normal na Europa. O Milan, por exemplo, entregou o par de luvas ao promissor Donnarumma. Em 2015, o virtual sucessor de Buffon no gol da seleção da Itália estreou no Milan aos 16 anos e 8 meses. Mandou para o banco Diego López, 33. No mesmo ano, Alban Lafont, nascido em Burkina Faso, assumiu as traves do Toulouse. Tornou-se o goleiro mais novo a disputar uma partida do Campeonato Francês — a Ligue 1.
Na atual temporada, Thiago entrou em campo três vezes. A primeira na derrota por 2 x 1 para o Vila Nova, em um amistoso de pré-temporada disputado em Goiânia. No Campeonato Carioca, participou do empate por 1 x 1 com o Volta Redonda, da vitória por 1 x 0 diante do Resende e da goleada por 5 x 1 sobre a Portuguesa.
A idade dos goleiros titulares do Brasileirão
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…