Chapecoense no topo: Santa Catarina lidera pela nova vez na era dos pontos corridos. Foto: Washington Alves/Cruzeiro
Nem Cucabol nem Zecabol. A liderança do Campeonato Brasileiro é do Mancinibol. Um levantamento do Footstats, na semana passada, mostrou que a Chapecoense é o time da Série A que mais cruza bola para a área em 2017 — incluindo toda as competições disputadas nesta temporada. Antes da rodada do fim de semana, a média era de 27,5 por partida. Resultado: um dos gols da Chapecoense na vitória sobre o Cruzeiro foi de cabeça. Wellington Paulista é um dos especialistas no assunto e balançou a rede pela terceira vez nesta edição.
Bolas aéreas à parte, Vagner Mancini faz um excelente trabalho na Chape. Talvez, o melhor dele na carreira. Está de parabéns. Ah, Vasco, Flamengo, Atlético-MG e São Paulo completam o top 5 dos times que mais cruzam bolas para área. O Palmeiras é o 10º entre 12 equipes pesquisadas. O futebol catarinense lidera o Brasileirão pela nona vez na era dos pontos corridos. Figueirense (3 vezes em 2004), Criciúma (3 vezes em 2004) e Avaí (uma vez em 2010) foram os outros. A Chapecoense coleciona duas lideranças consecutivas em 2017.
O Cruzeiro precisa urgentemente aprender a jogar sem Arrascaeta. Para mim, esse é um dos motivos da derrota para a Chapecoense por 2 x 0, no Mineirão. Com ele, o time celeste tem aproveitamento de 77,3% na temporada. Sem ele, cai para 60%. Thiago Neves saiu vaiado. Injusto para quem acabou de voltar de contusão. Acho que ele sofreu pênalti não marcado. Mano Menezes precisa colocar a barba branca de molho.
Aposta do presidente Roberto de Andrade, Jô, chamado até de MandJôkic depois do golaço de sábado no clássico contra o Santos, é um dos responsáveis pela vice-liderança do Corinthians. Seis gols em seis clássicos consecutivos. Impressionante o desempenho do centroavante em clássicos nesta temporada. Fabio Carille segue tirando leite de pedra em um elenco limitado. Qual é o limite do Timão neste Brasileirão? Sinceramente, não sei, mas o legado de Tite está sendo muito bem zelado pelo discípulo Carille.
Roger chamou Guerrero de supervalorizado antes do clássico entre Flamengo e Botafogo, em Volta Redonda. No empate por 0 x 0, ambos foram supervalorizados. Cada um deles teve a chamada bola do jogo nos pés. E falharam. Para não ficar no muro, digo o seguinte: Guerrero é muito mais jogador do que Roger. Ponto. Lamentável um jogo como esse não ter um estádio, um gramado, à altura do investimento dos dois clubes. Até tem, é verdade, mas o Maracanã é cada vez mais inviável. Seis pontos em 12 possíveis é muito pouco para o Flamengo. Continuo achando o time de Zé Ricardo sem apetite para decidir jogos, se impor contra qualquer rival. O Botafogo soma sete pontos. De bom tamanho para quem não tem o elenco do Flamengo.
Mano a mano
Roger
- 2016: 22 gols em 45 jogos
- 2017: 6 gols em 23 jogos
Guerrero
- 2016: 18 gols em 43 jogos
- 2017: 13 gols em 22 jogos
A Atlético-PR fez upgrade. Promoveu Paulo Autuori a executivo e contratou Eduardo Baptista. O Sport trocou Ney Franco por Vanderlei Luxemburgo. O Bahia perdeu Guto Ferreira para o Inter e estreia Jorginho nesta segunda-feira, contra o Atlético-GO. Petkovic, que era driretor e técnico do Vitória, se “demitiu” do cargo de treinador e fechou com Alexandre Gallo. Agora, é a vez do Santos. Com a queda de Dorival Júnior, são quatro trocas de técnico em apenas quatro rodadas. O técnico mais estável da Série A tinha 1 ano e 10 meses no cargo. O Santos é a síntese de um clube que não sabe o que quer na temporada. Dorival Júnior classificou o Peixe para as oitavas da Libertadores. Avançou na Copa do Brasil. Foi eliminado nas quartas de final do Paulista? Verdade. Perdeu o clássico de sábado para o Corinthians? Também. Está próximo da zona do rebaixamento, tem três pontos em 12, mas sinceramente não vejo motivo para demissão. Marcelo Cabo, do Atético-GO, e Zé Ricardo, do Flamengo, passam a ser os técnicos mais estáveis da elite. Há um ano, Zé Ricardo era interino. Ah, o futebol brasileiro…
Fiz as contas aqui. Ao perder para o Avaí, Vanderlei Luxemburgo completou sete jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. São seis antes da demissão do Cruzeiro em 2015 e uma diante do Avaí neste domingo. Incrível como a má fase do técnico mais vitorioso da história da Série A não termina. O Avaí não havia derrotado ninguém. Venceu logo o Sport.
Luxemburgo: sete jogos sem vencer no Brasileiro
- 13/08/2015 – Joinville 3 x 0 Cruzeiro
- 16/08/2015 – Cruzeiro 0 x 0 Internacional
- 19/08/2015 – Palmeiras 2 x 1 Cruzeiro
- 23/08/2015 – Corinthians 3 x 0 Cruzeiro
- 26/08/2015 – Cruzeiro 2 x 3 Palmeiras
- 30/08/2015 – Cruzeiro 0 x 1 Santos
- 04/06/2017 – Avaí 1 x 0 Sport
O Fluminense sofreu dois baques grandes nesta temporada, mas reagiu muito bem a todos eles. Perdeu o título do Campeonato Carioca para o Flamengo e largou bem no Campeonato Brasileiro. Foi eliminado da Copa do Brasil pelo Grêmio e respondeu rapidamente com um bom triunfo sobre o Vitória. Uma das virtudes do excelente trabalho de Abel Braga é não perder o controle do elenco tricolor. E olha que não é fácil. Ele tem nas mãos o terceiro grupo mais jovem deste brasileiro. A média de idade é de 24 anos e 5 meses.
Impressionante a quantidade de pênaltis cometidos pelo Vasco neste início de Campeonato Brasileiro: cinco em quatro rodadas. Ainda tenho as minhas dúvidas sobre o pênalti de Wellington em Pedro Geromel no primeiro gol do tricolor gaúcho. Jomar cometeu dois pênaltis. Jean, Gilberto e Wellington, os outros três. Na outra extremidade, o Fluminense. O clube das Laranjeiras tem quatro pênaltis marcados a favor. Henrique Dourado fez todos. E o Grêmio, hein? Barrios tem 13 gols em 20 jogos pelo Grêmio em 2017. No período em que ficou no Palmeiras, contabilizou 12 bolas na rede em 43 partidas. E o Luan? Por que Tite não o convoca?
É terrível o início do Internacional na Série B. O aproveitamento de 41,7% é tenebroso. Semelhante a isso, só o começo do Coritiba, em 2010. O consolo? O Coxa voltou para a primeira divisão como campeão da segunda divisão. A sorte colorada é a seguinte: quando Guto Ferreira assume um time na Série B, dificilmente deixa de subir. Foi assim com a Ponte Preta, em 2014, e o Bahia, em 2016. O aproveitamento pessoal é de 62,8%.
Ceilândia e Luziânia fazem a melhor campanha da história do futebol candango na Série D do Campeonato Brasileiro. Sete pontos em três jogos é excelente. Ambos lideram seus grupos. Bela vitória do Ceilândia sobre o Comercial-MS, por 3 x 1, dentro do Morenão, em Campo Grande. Quem fez um dos gols? Romarinho! Em casa, o Luziânia enfiou 5 x 0 no Sete de Dourados. Pelo andar da carruagem, dificilmente Ceilândia e Luziânia ficarão fora da próxima fase. Avançam os 17 primeiros de cada chave e os 15 melhores segundos colocados.
Escrevi faz tempo aqui no blog que alguma coisa acontece na Venezuela. O país virou fornecedor de pés de obra. Otero está no Atlético-MG. Guerra joga no Palmeiras. Seijas faz parte do elenco da Chapecoense, líder do Campeonato Brasileiro. Nesta temporada, Tomás Rincón ganhou o Campeonato Italiano, a Copa do Rei e foi vice da Champions League com a camisa da Juventus. O Málaga começou uma partida contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, com quatro venezuelanos titulares. Perdeu por 2 x 1, mas um venezuelano fez gol. Agora, o país que vive uma grave crise política, econômica e humanitária, acaba de chegar às semifinais do Mundial Sub-20 disputado na Coreia do Sul. Enfrentará o Uruguai nas semifinais. A Venezuela é o único país da América do Sul que jamais disputou a Copa. Mas ouso afirmar que, em breve, quebrará esse tabu. O aumento do número de países na Copa, a partir de 2026, também vai contribuir muito para o fim desse jejum.
Não, não esqueci a final da Champions League nos pitacos. O post sobre o título do Real Madrid foi publicado no sábado, mesmo, logo após a vitória merengue sobre a Juventus, por 4 x 1. Boa semana a todos!
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…