Cristiane joga por título e artilharia na final da Uefa Women’s Champions League

Compartilhe

Em um ano sem Copa do Mundo e Jogos Olímpicos no calendário, a final feminina da Uefa Champions League pode ser o atalho para, no mínimo, uma indicação ao Fifa The Best, o prêmio de melhor do mundo. Vice-artilheira do torneio com seis gols, a atacante brasileira Cristiane disputa a final do torneio nesta quarta-feira, no País de Gales, com a camisa do Paris Saint-Germain. O PSG, que também conta com Formiga, enfrenta o Lyon às 15h45, no Cardiff City Stadium. O SporTV 2 anuncia a transmissão.

Eleita número 3 do mundo em 2007 e em 2008, Cristiane está a dois gols das artilheiras do torneio. A húngara  Zsanett Jakabfi (Wolfsburg) e a holandesa Vivianne Miedema (Bayern de Munique) dividem a liderança com oito gols, mas ambas estão fora da decisão. Outras três jogadoras somam 7 gols, mas também não participam da finalíssima francesa desta quinta-feira.

As únicas capazes de alcançar a artilharia na decisão de hoje são Cristiane, do Paris Saint-Germain, e Eugénnie Le Sommer, do Lyon. Ambas balançaram as redes seis vezes nesta edição. Além de brigar pela artilharia, Cristiane é a segunda jogadora que mais finaliza, atrás justamente de Le Sommer. Também é a terceira que mais fica impedida — 7 vezes — novamente atrás da adversária francesa.

Aos 32 anos, Cristiane foi decisiva em ao menos três partidas nesta temporada da Champions League. Balançou a rede três vezes na estreia diante do LSK, da Noruega, desequilibrou contra o Bayern de Munique nas quartas de final, ao fazer dois gols, e brilhou na semifinal diante do Barcelona, ao balançar a rede uma vez.  Camisa 10 do PSG, Cristiane tentará repetir o feito da compatriota Marta, campeã europeia em 2004 pelo Umea, da Suécia. Cristiane também tenta ter no currículo os dois títulos continentais mais importantes do mundo. Em 2009, ganhou a Libertadores pelo Santos. Agora, disputa a final da Champions League com o PSG.

Não será nada fácil. O favoritismo na final desta quinta é do Lyon. O time comandado por Gérard Prêcheur busca a tríplice coroa. Nesta temporada, conquistou o Campeonato Francês e a Copa da França. Em caso de título, o Lyon pode ser tetracampeão da Uefa Women’s Champions League e igualar o recorde do alemão FFC Frankfurt, vencedor da competição em 2002, 2006, 2008 e em 2015. O Lyon deu a volta olímpica nas temporadas de 2011, 2012 e 2016. Além da tradição, os números apontam quem é o favorito. Em 14 confrontos, nove vitórias e 30 gols do Lyon, dois empates e três triunfos e cinco gols do PSG.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

4 horas atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

8 horas atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

1 dia atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

2 dias atrás
  • Esporte

Abel evita queda do Inter por 1 ponto 4 anos após perder título por 1 ponto

Há quatro anos, o técnico Abel Braga amargou uma das maiores frustrações na carreira de…

3 dias atrás
  • Esporte

Copa do Mundo testa o poder de articulação da nova CBF nos bastidores

  Um detalhe importante no sorteio dos grupos da Copa do Mundo é a atenção…

3 dias atrás