Cristiane joga por título e artilharia na final da Uefa Women’s Champions League

Compartilhe

Em um ano sem Copa do Mundo e Jogos Olímpicos no calendário, a final feminina da Uefa Champions League pode ser o atalho para, no mínimo, uma indicação ao Fifa The Best, o prêmio de melhor do mundo. Vice-artilheira do torneio com seis gols, a atacante brasileira Cristiane disputa a final do torneio nesta quarta-feira, no País de Gales, com a camisa do Paris Saint-Germain. O PSG, que também conta com Formiga, enfrenta o Lyon às 15h45, no Cardiff City Stadium. O SporTV 2 anuncia a transmissão.

Eleita número 3 do mundo em 2007 e em 2008, Cristiane está a dois gols das artilheiras do torneio. A húngara  Zsanett Jakabfi (Wolfsburg) e a holandesa Vivianne Miedema (Bayern de Munique) dividem a liderança com oito gols, mas ambas estão fora da decisão. Outras três jogadoras somam 7 gols, mas também não participam da finalíssima francesa desta quinta-feira.

As únicas capazes de alcançar a artilharia na decisão de hoje são Cristiane, do Paris Saint-Germain, e Eugénnie Le Sommer, do Lyon. Ambas balançaram as redes seis vezes nesta edição. Além de brigar pela artilharia, Cristiane é a segunda jogadora que mais finaliza, atrás justamente de Le Sommer. Também é a terceira que mais fica impedida — 7 vezes — novamente atrás da adversária francesa.

Aos 32 anos, Cristiane foi decisiva em ao menos três partidas nesta temporada da Champions League. Balançou a rede três vezes na estreia diante do LSK, da Noruega, desequilibrou contra o Bayern de Munique nas quartas de final, ao fazer dois gols, e brilhou na semifinal diante do Barcelona, ao balançar a rede uma vez.  Camisa 10 do PSG, Cristiane tentará repetir o feito da compatriota Marta, campeã europeia em 2004 pelo Umea, da Suécia. Cristiane também tenta ter no currículo os dois títulos continentais mais importantes do mundo. Em 2009, ganhou a Libertadores pelo Santos. Agora, disputa a final da Champions League com o PSG.

Não será nada fácil. O favoritismo na final desta quinta é do Lyon. O time comandado por Gérard Prêcheur busca a tríplice coroa. Nesta temporada, conquistou o Campeonato Francês e a Copa da França. Em caso de título, o Lyon pode ser tetracampeão da Uefa Women’s Champions League e igualar o recorde do alemão FFC Frankfurt, vencedor da competição em 2002, 2006, 2008 e em 2015. O Lyon deu a volta olímpica nas temporadas de 2011, 2012 e 2016. Além da tradição, os números apontam quem é o favorito. Em 14 confrontos, nove vitórias e 30 gols do Lyon, dois empates e três triunfos e cinco gols do PSG.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Racing explora vícios defensivos de Diniz e mina o Cruzeiro na final

Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…

5 horas atrás
  • Esporte

Do Mundial Sub-17 à final da Sula: Cruzeiro restaura Veron e Kaio Jorge

Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…

17 horas atrás
  • Esporte

Roger Machado criou um lateral-direito e a Seleção precisa testá-lo

Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…

23 horas atrás
  • Esporte

Nations League: Sorteio das quartas reedita três finais de Copa do Mundo

O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…

2 dias atrás
  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

2 dias atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

3 dias atrás