CR10 tem 6 gols nesta edição da Champions League. Foto: psg.fr
Em um ano sem Copa do Mundo e Jogos Olímpicos no calendário, a final feminina da Uefa Champions League pode ser o atalho para, no mínimo, uma indicação ao Fifa The Best, o prêmio de melhor do mundo. Vice-artilheira do torneio com seis gols, a atacante brasileira Cristiane disputa a final do torneio nesta quarta-feira, no País de Gales, com a camisa do Paris Saint-Germain. O PSG, que também conta com Formiga, enfrenta o Lyon às 15h45, no Cardiff City Stadium. O SporTV 2 anuncia a transmissão.
Eleita número 3 do mundo em 2007 e em 2008, Cristiane está a dois gols das artilheiras do torneio. A húngara Zsanett Jakabfi (Wolfsburg) e a holandesa Vivianne Miedema (Bayern de Munique) dividem a liderança com oito gols, mas ambas estão fora da decisão. Outras três jogadoras somam 7 gols, mas também não participam da finalíssima francesa desta quinta-feira.
As únicas capazes de alcançar a artilharia na decisão de hoje são Cristiane, do Paris Saint-Germain, e Eugénnie Le Sommer, do Lyon. Ambas balançaram as redes seis vezes nesta edição. Além de brigar pela artilharia, Cristiane é a segunda jogadora que mais finaliza, atrás justamente de Le Sommer. Também é a terceira que mais fica impedida — 7 vezes — novamente atrás da adversária francesa.
Aos 32 anos, Cristiane foi decisiva em ao menos três partidas nesta temporada da Champions League. Balançou a rede três vezes na estreia diante do LSK, da Noruega, desequilibrou contra o Bayern de Munique nas quartas de final, ao fazer dois gols, e brilhou na semifinal diante do Barcelona, ao balançar a rede uma vez. Camisa 10 do PSG, Cristiane tentará repetir o feito da compatriota Marta, campeã europeia em 2004 pelo Umea, da Suécia. Cristiane também tenta ter no currículo os dois títulos continentais mais importantes do mundo. Em 2009, ganhou a Libertadores pelo Santos. Agora, disputa a final da Champions League com o PSG.
Não será nada fácil. O favoritismo na final desta quinta é do Lyon. O time comandado por Gérard Prêcheur busca a tríplice coroa. Nesta temporada, conquistou o Campeonato Francês e a Copa da França. Em caso de título, o Lyon pode ser tetracampeão da Uefa Women’s Champions League e igualar o recorde do alemão FFC Frankfurt, vencedor da competição em 2002, 2006, 2008 e em 2015. O Lyon deu a volta olímpica nas temporadas de 2011, 2012 e 2016. Além da tradição, os números apontam quem é o favorito. Em 14 confrontos, nove vitórias e 30 gols do Lyon, dois empates e três triunfos e cinco gols do PSG.
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…