Neymar: cadeira cativa no coração da torcida nas vindas à capital. Foto: Iano Andrade/CB.DA Press
Neymar da Silva Santos Júnior completa 30 anos neste sábado. O atacante nascido em 5 de fevereiro de 1992, em Mogi das Cruzes, São Paulo, é bem-aventurado quando vem ao Distrito Federal. O camisa 10 do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira esteve em 10 jogos na capital do país e só não foi a campo em um. De muletas, viu, do banco de reservas, o Brasil perder por 3 x 0 para a Holanda na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2014.
O vaivém de Neymar a Brasília para exibições como profissional começa em 2012, no Estádio Bezerrão, casa do Gama, mas o principal parque de diversões do astro na capital é a Arena BRB Mané Garrincha, onde balançou a rede cinco vezes. A relação com o estádio também é de amor e ódio. A despedida dele do Santos derramando lágrimas foi justamente no templo do futebol candango. Lá, também, foi hostilizado pela plateia nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e sofreu a contusão que obrigou Tite a cortá-lo da lista final dos convocados para a Copa América de 2019. Mesmo sem ele, o Brasil conquistou o título da competição continental. A seguir, o blog homenageia Neymar recordando as 10 vindas do craque ao Distrito Federal.
» 10/11/2012 – Santos 1 x 2 Atlético-GO
A primeira exibição de Neymar no Distrito Federal foi especial para Neymar. Aos 20 anos, o atacante completava 100 jogos na história do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada no Bezerrão, casa do Gama, e o mandante Atlético-GO estragou a festa ao vencer por 2 x 1. Para variar, o astro do Peixe saiu de campo muito irritado com a arbitragem. Bruno Rodrigo balançou a rede a favor do Peixe, mas Márcio e Diogo Campos garantiram a virada.
» 26/05/2013 – Santos 0 x 0 Flamengo
O segundo jogo na história do recém-inaugurado Mané Garrincha marcou a despedida de Neymar do Santos. Depois de uma semana conturbada, o Peixe não suportou a pressão do Barcelona e negociou o menino da Vila Belmiro por € 88 milhões. O craque entrou em campo com a cabeça na parceria com Lionel Messi. Chorou na execução do Hino Nacional, foi substituído por Gabigol diante de 63.501 pagantes e embarcou rumo à Catalunha.
» 15/06/2013 – Brasil 3 x 0 Japão
Menos de um mês depois da despedida do Santos, Neymar retorna ao Mané Garrincha para brilhar com a camisa da Seleção. É dele o primeiro gol no triunfo verde-amarelo na abertura da Copa das Confederações. Um golaço de fora da área depois de uma linda assistência de Fred. Eleito o melhor em campo, o camisa 10 comandado à época por Luiz Felipe Scolari é ovacionado ao deixar o campo no segundo tempo para a entrada de Lucas Moura.
» 07/09/2013 – Brasil 6 x 0 Austrália
Neymar arranca suspiros no Mané Garrincha com uma exibição de gala no feriado do Dia da Independência do Brasil. Faz um gol e distribui assistências para Alexandre Pato e Luiz Gustavo na tarde candanga. Disputa os 90 minutos da partida em um ataque formado com o centroavante Jô e o garoto Bernard. Mais uma vez deixa a principal arena do Distrito Federal com bola na rede e aplausos do público vestindo a mítica camisa 10 verde-amarela.
» 23/06/2014 – Camarões 1 x 4 Brasil
O Mané Garrincha testemunha a melhor exibição de Neymar no Distrito Federal. Em um tarde encantada, o craque marca duas vezes na goleada sobre os Leões Indomáveis, mas também garante diversão e arte com dribles desconcertantes e futebol irreverente diante de 69.112 pagantes. Eleito o craque da partida, confirma a presença do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo em primeiro lugar no Grupo A para enfrentar o Chile, em Belo Horizonte.
» 12/07/2014 – Brasil 0 x 3 Holanda
Depois de se contundir nas quartas de final contra a Colômbia, de encerrar a participação na Copa do Mundo e assistir pela tevê o 7 x 1, maior humilhação da história da Seleção Brasileira na semifinal contra a Alemanha, Neymar vai de muletas ao Mané Garrincha testemunhar o passeio da Laranja Mecânica na decisão do terceiro lugar. Apesar do massacre em casa, o idolatrado camisa 10 tem o nome gritado pelos fãs no abarrotado Mané Garrincha.
» 04/08/2016 – Brasil 0 x 0 África do Sul
Referência da Seleção olímpica comandada por Rogério Micale, Neymar não consegue evitar o tropeço do timaço formado com Gabriel Jesus, Gabriel Barbosa, Luan, Marquinhos, Renato Augusto, Rodrigo Caio e Weverton contra a África do Sul na abertura do torneio masculino dos Jogos do Rio-2016. O craque usa a braçadeira de capitão, mas é facilmente domado por um adversário que chegou a ter um jogador expulso e segurou o Brasil com 10 jogadores.
» 07/08/2016 – Brasil 0 x 0 Iraque
O segundo tropeço da Seleção nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 faz com que Neymar seja hostilizado pela primeira vez em exibições no Mané Garrincha. Ouve vaias no segundo tempo e termina o jogo sob protesto da torcida. Os fãs provocam o craque aos gritos de “Marta”, referindo-se à camisa 10 da Seleção feminina. Àquela altura da competição, o futebol das meninas lideradas pera Rainha arrancava mais suspiros do que a equipe dos marmanjos.
» 05/06/2019 – Brasil 2 x 0 Catar
Horas depois de ser acusado de estupro por Najila Trindade, em Paris, Neymar entra em campo irreconhecível no penúltimo amistoso do Brasil antes da estreia verde-amarela na Copa América. Para piorar a situação, o astro sofre lesão no primeiro tempo, deixa o Mané Garrincha de muletas rumo ao hospital e é cortado da competição sul-americana. Willian, hoje no Corinthians, é convocado às pressas por Tite para assumir o lugar do camisa 10 canarinho.
» 13/06/2021 – Brasil 3 x 0 Venezuela
Neymar comanda a vitória burocrático do Brasil contra uma seleção vinotinto enfraquecida por um surto de covid-19 no elenco. Neymar é o autor do segundo gol do Brasil em cobrança de pênalti. No apagar das luzes, o camisa 10 dá assistência para Gabriel Barbosa balançar a rede e consolidar o bom início de campanha da Seleção na defesa do título. No fim das contas, a esquadra de Tite começou bem, mas acabou mal. Perdeu o título para a Argentina por 1 x 0.
O blogueiro segue em férias. Passando de vez em quando por aqui para comentários e análises.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…