30 anos em 10 jogos: as alegrias, emoções e dores do trintão Neymar nas vindas ao Distrito Federal

Compartilhe

Neymar da Silva Santos Júnior completa 30 anos neste sábado. O atacante nascido em 5 de fevereiro de 1992, em Mogi das Cruzes, São Paulo, é bem-aventurado quando vem ao Distrito Federal. O camisa 10 do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira esteve em 10 jogos na capital do país e só não foi a campo em um. De muletas, viu, do banco de reservas, o Brasil perder por 3 x 0 para a Holanda na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2014.

O vaivém de Neymar a Brasília para exibições como profissional começa em 2012, no Estádio Bezerrão, casa do Gama, mas o principal parque de diversões do astro na capital é a Arena BRB Mané Garrincha, onde balançou a rede cinco vezes. A relação com o estádio também é de amor e ódio. A despedida dele do Santos derramando lágrimas foi justamente no templo do futebol candango. Lá, também, foi hostilizado pela plateia nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e sofreu a contusão que obrigou Tite a cortá-lo da lista final dos convocados para a Copa América de 2019. Mesmo sem ele, o Brasil conquistou o título da competição continental. A seguir, o blog homenageia Neymar recordando as 10 vindas do craque ao Distrito Federal.

» 10/11/2012 – Santos 1 x 2 Atlético-GO

Marcação pesada na derrota para o Atlético-GO, no Bezerrão. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A primeira exibição de Neymar no Distrito Federal foi especial para Neymar. Aos 20 anos, o atacante completava 100 jogos na história do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada no Bezerrão, casa do Gama, e o mandante Atlético-GO estragou a festa ao vencer por 2 x 1. Para variar, o astro do Peixe saiu de campo muito irritado com a arbitragem. Bruno Rodrigo balançou a rede a favor do Peixe, mas Márcio e Diogo Campos garantiram a virada.


» 26/05/2013 – Santos 0 x 0 Flamengo

Lágrimas no Mané Garrincha na despedida do Santos. Foto: Ronaldo de Oliveira/CB.DAPress

O segundo jogo na história do recém-inaugurado Mané Garrincha marcou a despedida de Neymar do Santos. Depois de uma semana conturbada, o Peixe não suportou a pressão do Barcelona e negociou o menino da Vila Belmiro por € 88 milhões. O craque entrou em campo com a cabeça na parceria com Lionel Messi. Chorou na execução do Hino Nacional, foi substituído por Gabigol diante de 63.501 pagantes e embarcou rumo à Catalunha.


» 15/06/2013 – Brasil 3 x 0 Japão

Êxtase no golaço na abertura da Copa das Confederações 2013. Foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press

Menos de um mês depois da despedida do Santos, Neymar retorna ao Mané Garrincha para brilhar com a camisa da Seleção. É dele o primeiro gol no triunfo verde-amarelo na abertura da Copa das Confederações. Um golaço de fora da área depois de uma linda assistência de Fred. Eleito o melhor em campo, o camisa 10 comandado à época por Luiz Felipe Scolari é ovacionado ao deixar o campo no segundo tempo para a entrada de Lucas Moura.


» 07/09/2013 – Brasil 6 x 0 Austrália

Tocou no canto e saiu para o abraço no Dia da Independëncia. Foto:  Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press

Neymar arranca suspiros no Mané Garrincha com uma exibição de gala no feriado do Dia da Independência do Brasil. Faz um gol e distribui assistências para Alexandre Pato e Luiz Gustavo na tarde candanga. Disputa os 90 minutos da partida em um ataque formado com o centroavante Jô e o garoto Bernard. Mais uma vez deixa a principal arena do Distrito Federal com bola na rede e aplausos do público vestindo a mítica camisa 10 verde-amarela.


» 23/06/2014 – Camarões 1 x 4 Brasil

Exibição antológica contra Camarões na fase de grupos da Copa de 2014. Foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press

O Mané Garrincha testemunha a melhor exibição de Neymar no Distrito Federal. Em um tarde encantada, o craque marca duas vezes na goleada sobre os Leões Indomáveis, mas também garante diversão e arte com dribles desconcertantes e futebol irreverente diante de 69.112 pagantes. Eleito o craque da partida, confirma a presença do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo em primeiro lugar no Grupo A para enfrentar o Chile, em Belo Horizonte.


» 12/07/2014 – Brasil 0 x 3 Holanda

Tristeza na decisão do terceiro lugar na Copa de 2014. Foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press

Depois de se contundir nas quartas de final contra a Colômbia, de encerrar a participação na Copa do Mundo e assistir pela tevê o 7 x 1, maior humilhação da história da Seleção Brasileira na semifinal contra a Alemanha, Neymar vai de muletas ao Mané Garrincha testemunhar o passeio da Laranja Mecânica na decisão do terceiro lugar. Apesar do massacre em casa, o idolatrado camisa 10 tem o nome gritado pelos fãs no abarrotado Mané Garrincha.


» 04/08/2016 – Brasil 0 x 0 África do Sul

Capitão da Seleção na estreia nos Jogos do Rio-2016. Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press

Referência da Seleção olímpica comandada por Rogério Micale, Neymar não consegue evitar o tropeço do timaço formado com Gabriel Jesus, Gabriel Barbosa, Luan, Marquinhos, Renato Augusto, Rodrigo Caio e Weverton contra a África do Sul na abertura do torneio masculino dos Jogos do Rio-2016. O craque usa a braçadeira de capitão, mas é facilmente domado por um adversário que chegou a ter um jogador expulso e segurou o Brasil com 10 jogadores.


» 07/08/2016 – Brasil 0 x 0 Iraque

Vaias e gritos de “Marta” depois contra o Iraque nos Jogos do Rio-2016. Foto:  Ed Alves/CB/D.A Press

O segundo tropeço da Seleção nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 faz com que Neymar seja hostilizado pela primeira vez em exibições no Mané Garrincha. Ouve vaias no segundo tempo e termina o jogo sob protesto da torcida. Os fãs provocam o craque aos gritos de “Marta”, referindo-se à camisa 10 da Seleção feminina. Àquela altura da competição, o futebol das meninas lideradas pera Rainha arrancava mais suspiros do que a equipe dos marmanjos.


» 05/06/2019 – Brasil 2 x 0 Catar

Lesão e corte da Copa América contra o Catar, no Mané. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

Horas depois de ser acusado de estupro por Najila Trindade, em Paris, Neymar entra em campo irreconhecível no penúltimo amistoso do Brasil antes da estreia verde-amarela na Copa América. Para piorar a situação, o astro sofre lesão no primeiro tempo, deixa o Mané Garrincha de muletas rumo ao hospital e é cortado da competição sul-americana. Willian, hoje no Corinthians, é convocado às pressas por Tite para assumir o lugar do camisa 10 canarinho.


» 13/06/2021 – Brasil 3 x 0 Venezuela

Gol de pênalti e assistência para Gabigol na última exibição no Distrito Federal. Foto: Nelson Almeida/AFP

Neymar comanda a vitória burocrático do Brasil contra uma seleção vinotinto enfraquecida por um surto de covid-19 no elenco. Neymar é o autor do segundo gol do Brasil em cobrança de pênalti. No apagar das luzes, o camisa 10 dá assistência para Gabriel Barbosa balançar a rede e consolidar o bom início de campanha da Seleção na defesa do título. No fim das contas, a esquadra de Tite começou bem, mas acabou mal. Perdeu o título para a Argentina por 1 x 0.

O blogueiro segue em férias. Passando de vez em quando por aqui para comentários e análises.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

1 dia atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

2 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

4 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

5 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

5 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

6 dias atrás