1. Rio abaixo
Dos nove times cariocas que disputam uma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, só um venceu no fim de semana: o Volta Redonda na estreia da Série D. Na A, o Flamengo perdeu. Fluminense e Botafogo empataram. O Vasco perdeu a invencibilidade de 34 jogos para o Atlético-GO. Na C, o Macaé se deu mal. Na D, Boavista, Portuguesa e Madureira não venceram e o Volta Redonda deu a vitória de honra ao Rio.
2. Os indicados
Candidatos nos bastidores da CBF a herdar a Seleção Brasileira após o fiasco de Dunga na Copa América, Tite e Cuca ajudaram Palmeiras e Corinthians a protagonizar um bom clássico. Gostei, principalmente, do segundo tempo. Cleiton Xavier estava em um dia iluminado e desequilibrou. Continuo crítico da tabela alviverde. Estamos só na sétima rodada e o time do Palestra Itália já enfrentou praticamente todos os rivais paulistas. Só falta o Santos, ou seja, a tabela foi mal distribuída.
3. Escola do Sul
Qualquer semelhança é mera coincidência, mas todos os quatro clubes integrantes do G-4 são comandados por técnicos da região sul do país. Três deles da escola gaúcha. Argel Fucks lidera à frente do Inter; o paranaense Cuca é vice pelo Palmeiras; e os gauchos Tite (Corinthians) e Roger Machado (Grêmio) fecham o G-4. Vale lembrar que três técnicos da Seleção neste século eram do Sul: Luiz Felipe Scolari (duas vezes), Mano Menezes e Dunga (duas vezes).
4. Portuga
O técnico Paulo Bento mandou bem na vitória do Cruzeiro sobre o Atlético-MG no Independência. Deu um nó em Marcelo Oliveira, que não vive boa fase desde a saída justamente do Cruzeiro. O trabalho no Galo ainda não deu liga e tenho as minhas dúvidas se vai dar. Fred estreou fazendo o que se espera dele, gol. A tendência é que ele balance muito a rede em um time com excelentes garçons. Questão de tempo…
5. Uma hora ia acontecer
Uma hora o Vasco perderia a extraordinária invencibilidade de 34 jogos. A derrota para o Atletico-GO não afeta em nada o excelente trabalho de reconstrução desenvolvido pelo técnico Jorginho. Não tenho dúvida de que o Vasco voltará cedo à Série A. E se brincar bicampeão da Série B.
6. O poço é mais fundo
Mais um vexame do futebol brasileiro: A Seleção foi eliminada na fase de grupos da Copa América pela primeira vez desde 1987, na Argentina. Naquele ano, a chave tinha Chile e Venezuela. Neste, não passou num grupo com Peru, Equador e Haiti. E estamos em sexto lugar nas Eliminatórias para a Copa da Rússia-2018.
7. Eurocopa
Que pintura o gol do Modric na vitória da Croácia sobre a Turquia no domingo. Que demonstração de futebol coletivo da Alemanha no segundo gol do triunfo em cima da Ucrânia. Esperava mais da Inglaterra diante da Rússia e achei bacana a volta do País de Gales a competições de ponta. Gareth Bale começou com tudo…
8. Pra todo lado
O início da Eurocopa mostra que o problema da violência no futebol é mundial: a primeira rodada da Eurocopa ainda nem acabou e já teve sinalizadores no estádio, briga entre torcidas dentro e fora das arenas, insultos raciais, penalidades impostas pela Uefa. O esporte mais popular do planeta precisa tornar intensivo o combate à violência nos estádios.
9. Ex-invictos
Luziânia e Vasco eram os dois times times do país ainda invictos no ano no futebol brasileiro. Não são mais. O Vasco perdeu para o Atletico-GO na Série B. Campeão candango , o Luziânia perdeu a invencibilidade para o Sete de Dourados neste fim de semana pela Série D. Por sinal, aproveitamento de 50% dos representantes do DF na Série D. Reforçado pelo Brasília, o vice-campeão, Ceilandia, arrasou o Comercial por 5 x 0.
10. Campeão
Parabéns ao Paranoá pelo título do Campeonato Candango Júnior. Surpreendente, por sinal. O Brasília era o favorito, mas perdeu o jogo de ida por 2 x 0. Na volta, sofreu a virada por 3 x 2. O Brasília era favorito ao título no profissional e no júnior. No fim, não ganhou nenhum dos dois.