É hora da resenha: 10 pitacos sobre o que rolou no fim de semana no futebol brasileiro e internacional

Compartilhe

Nem ele esperava

Pra começar os pitacos, falemos do senhor Scolari. O destino pode ter reservado um fim de ano inacreditável para Felipão. O técnico do 7 x 1 tem a chance de levar o Palmeiras aos títulos do Brasileirão, da Libertadores e até do Mundial de Clubes da Fifa; e ver a Alemanha, maior vilã da biografia dele e da Seleção, rebaixada para a Liga B na Uefa Nations League. Os títulos jamais apagarão o peso do 7 x 1, mas que Felipão está largo, isso tá…

Guinada

O Inter teve 33,3% de aproveitamento nos duelos contra Palmeiras, Flamengo, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG no primeiro turno. No segundo, o desempenho é de 83,3%. O Colorado acumula três vitórias e um empate. A virada sobre o São Paulo, no Beira-Rio, onde o time ainda não perdeu nesta Série A, foi uma baita prova de força na caça ao Palmeiras.

Discordo

Há quem defenda Diego no banco quando estiver curado. Só uma lembrança: o rubro-negro carioca liderou o Brasileirão por 13 rodadas com Lucas Paquetá, Éverton Ribeiro, Diego e Vinicius Junior atuando juntos. Portanto, Dorival Júnior tem obrigação de achar espaço para todos. Desafio semelhante ao de 2010, quando tinha Neymar e Robinho para o mesmo setor. Minha opinião? Que saia Willian Arão e volte o 4-1-4-1.

Como previsto

Logo que o São Paulo assumiu a liderança pela primeira vez, eu disse a alguns colegas na redação que o tricolor não se sustentaria muito tempo na primeira posição. A minha tese se baseava no estilo de jogo de Diego Aguirre. Os times dele costumam ser pressionados demais quando estão em vantagem por um motivo simples: a mania de contra-atacar.

Decisivo

Fiquem de olho num time que tem tudo para decidir quem será o campeão brasileiro. O embalado Santos, do Cuca, enfrentará os três principais candidatos ao título: o Internacional, domingo, no Beira-Rio; o Palmeiras, em 4 de novembro, no Allianz Parque; e o Flamengo, três dias depois, no Rio. O Peixe tem a segunda melhor campanha do returno.

Bicho-preguiça

Mano Menezes tem todo o direito de priorizar as Copas, mas precisa parar de dar a impressão de que tem preguiça de disputar o Brasileirão. Jamais conquistou o título e terminou no máximo em terceiro lugar com Grêmio (2006), e Corinthians (2010). A maior prova da preguiça de Mano é o 10º lugar, uma posição à frente do Corinthians. Muito ruim.

Sobrando

Os seis gols de Maxi López desde a chegada ao Vasco são mais uma prova de que está muito fácil fazer sucesso por essas bandas. A carência técnica é impressionante. No Italiano de 2016/2017, ele fez dois gols pelo Torino no Italiano. Em 2017/2018, outros dois pela Udinese. Total: quatro em 44 jogos. Se continuar marcando e o Vasco permanecer na Série A, será ídolo.

Tem que respeitar

Jamais despreze a experiência de um treinador vitorioso. É o caso de Geninho. Mentor do título brasileiro do Atlético-PR em 2001, o veterano treinador de 70 anos faz um excelente trabalho no Avaí e pode levar o clube catarinense de volta à primeira divisão. O último êxito de Geninho havia sido o bicampeonato potiguar, em 2016 e 2017, pelo ABC.

É difícil, CBF?

Até a desorganizada Associação de Futebol Argentina (AFA) consegue: a Superliga, como é chamada a Série A dos hermanos, está parada nesta data Fifa. A oitava rodada do Argentinão terminou em 8 de outubro. A nona começará no próximo dia 19. A lista dos convocados para o amistoso contra o Brasil tem quatro jogadores de times argentinos. Repito: é difícil, CBF?

Fantasma do rebaixamento

Veja o que é o futebol. Se a Liga A da Nations League terminasse neste 15 de outubro, Alemanha (campeão da Copa de 2014 e da Copa das Confederações), Islândia (sensação da Euro-2016), Polônia (cabeça de chave no Mundial da Rússia) e Croácia (vice-campeã da Copa da Rússia) estariam rebaixados para a Liga B. Por falar nisso, estou achando o torneio bacana.

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Final se ganha na estratégia: Dorival foi mais técnico que Filipe Luís

Nem o Flamengo piorou nem o Corinthians passou de abóbora a carruagem. Finais em jogo…

10 horas atrás
  • Esporte

Flamengo x Corinthians: o que esperar do gramado do Mané na Supercopa Rei

  O gramado do Mané Garrincha não estará no padrão de qualidade na Supercopa Rei…

1 dia atrás
  • Esporte

Lucas Paquetá x Memphis Depay: parceria no Lyon vira duelo na Supercopa Rei

  Possíveis adversários em campo neste domingo na Supercopa Rei, às 16h, no Estádio Mané…

2 dias atrás
  • Esporte

Líder, Botafogo expõe Tite ao ridículo de um 4 x 0 depois de 13 anos

Tite lembra o músico de instrumento de sopro que perdeu a embocadura. O Cruzeiro é…

3 dias atrás
  • Esporte

Prévia da 1ª rodada do Brasileirão 2026: análise, curiosidades, palpites e onde assistir

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 1   Atlético-MG x…

5 dias atrás
  • Esporte

A geração 2019 do Flamengo segue vencendo fora das quatro linhas

O inesquecível Flamengo da temporada de 2019 sob o comando de Jorge Jesus começa a…

6 dias atrás