Transparência, o melhor remédio

Publicado em Política

A ministro Celso de Mello se prepara para levantar o sigilo do depoimento do ex-ministro Sérgio Moro à Polícia Federal. A intenção é deixar tudo às claras, a fim de evitar que adversários e aliados do ex-ministro posse retirar trechos de contexto. A tendência é difundida nos bastidores entre próprios ministros do Supremo Tribunal Federal.

O pedido de fim do sigilo foi feito pelos advogados do ex-juiz, justamente por causa do receio do uso de trechos do depoimento. Até aqui, sabe-se que Moro entregou à PF todo o arquivo de seu celular para que fosse periciado e contou ainda que ministros presenciaram a tensão entre ele o presidente da República, Jair Bolsonaro em reuniões por causa da Polícia Federal. Tanto é que a ideia é ouvir agora os ministros da Casa Civil, Braga Neto, do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos.

Celso de Mello tem tratado esse tema como a chave de ouro de sua carreira no STF e não se desviará um milímetro da letra da lei, doa a quem doer. Em tempo de fake news, a tendência do ministro, de levantar o sigilo, se confirmada, terá o intuito tanto de evitar que o presidente Jair Bolsonaro seja acusado injustamente quanto para assegurar que tudo o que foi dito por Moro não será distorcido pelos aliados do presidente. Aliás, como Bolsonaro não se cansa de repetir citando a Bíblia, “a verdade libertará”.