Te cuida, Cunha!

Publicado em coluna Brasília-DF

“Governo é que nem cobra: mete medo até quando está morto.” A frase do deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), experiente conhecedor das manhas e maneirismos dos parlamentares, prenunciava ainda na hora do almoço a vitória de Leonardo Picciani.

» » »

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, engoliu em seco quando recebeu o resultado. Sabe que deve tomar mais cuidado quando (e se) o processo de cassação atingir o plenário. Cunha jogou tudo e perdeu. Tem num envelope a lista de 38 nomes que haviam prometido votos a Hugo Motta. Oito o traíram. Sinal de que os deputados peemedebistas hoje, apesar do governo enfraquecido, apostam mais em Dilma Rousseff do que no presidente da Casa.

» » »

Foi o primeiro lance político do ano dos quatro traçados pelo Planalto. O próximo é a presidência do PMDB, em março. Michel Temer, entretanto, trabalha desde janeiro para evitar surpresas. Faltarão ainda duas grandes disputas, a presidência da Câmara, na hipótese de Cunha perder o cargo antes de janeiro de 2017, e a votação do pedido de impeachment. Dilma ontem respirou e agora terá que honrar os compromissos assumidos com os aliados do PMDB. Se não o fizer, voltará à estaca zero para as etapas 3 e 4.

Foco de confusão
A Comissão de Assuntos Econômicos recebeu de uma tacada só os quatro relatórios trimestrais de atividades do Banco Central em 2015. A relatora Gleisi Hoffman (PT-PR) considerou que houve cumprimento de todos os planos e metas de inflação no ano passado. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) pediu vistas. O governo pode ter feito tudo em 2015, menos cumprir as metas econômicas traçadas no início do ano passado. É por aí que os tucanos querem começar 2016.

Mercado futuro I
Os três pré-candidatos a presidente da República com assento no Senado fizeram calorosas saudações ao senador Cristovam Buarque por seu ingresso no PPS. Aécio Neves e José Serra, ambos do PSDB, e Álvaro Dias, do PV, têm só um objetivo: colocar Cristovam no papel de vice em 2018.

Mercado futuro II
Aécio fez questão de citar que o PPS apoiou sua candidatura na eleição de 2014. Cristovam, entretanto, se fez de desentendido. “Vai ver que ele quer seu meu vice!”

Resultado invertido
Os deputados do PT que foram ao instituto Lula demostrar apoio ao ex-presidente e tiraram fotos sorridentes justamente no calor do adiamento dos depoimentos dele e da ex-primeira dama Marisa Letícia podem ter passado a ideia de deboche sobre as investigações a respeito do negócio do tríplex. No próprio partido, há quem esteja com receio de que a visita termine mal interpretada.

CURTIDAS
“Partido errado”// Assessores palacianos precisam estudar mais as listas de deputados. Ontem, um deles ligou para o Sandes Júnior pedindo o voto para Leonardo Picciani. “Eu poderia até votar, mas sou do PP!” Ih!

“Candidato errado”// Mais tarde, o deputado Esperidião Amin (PP-SC), candidato a líder, divertia-se com a história que Sandes contou a todos os colegas. “Agora, Sandes, você vai receber outro telefonema para pedir que não vote no Esperidião!”

Por falar em telefonemas…// Paulo Maluf (foto) passou por Esperidião Amin no corredor e perguntou: “Recebi telefonemas do Cacá Leão e do Aguinaldo Ribeiro, seus adversários. você não me ligou para pedir o voto”. Amin, sempre rápido nas respostas, saiu-se com esta: “Você não precisa. É voto de cabresto”.

Na área// Secretário de Articulação Política de Roraima, o ex-deputado João Pizzolatti circulava lépido e fagueiro pelos corredores do Parlamento ontem. Investigado na Lava Jato, ele cuida mais dos interesses de suas bases políticas em Santa Catarina do que de Roraima.