TCU versus Moro

Publicado em coluna Brasília-DF

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, convocou colegas para uma conversa fechada nesta quarta-feira, a fim de analisar o impacto da decisão do juiz Sérgio Moro, que proibiu o acesso do órgão a provas da Lava-Jato. A tendência, entretanto, dizem alguns, é o tribunal “engolir esse sapo”. Até aqui, o único ministro que reclamou publicamente foi Bruno Dantas, que se referiu à decisão como uma “carteirada”. O vice-presidente, José Múcio Monteiro, está na turma do deixa quieto. Outros abraçam a tese do “esquece isso” para não fazer com que Moro vire suas baterias contra alguns ministros já citados na Lava-Jato.

Estevão é “gato”
Na decisão liminar concedida para que o ex-senador Luiz Estevão seja conduzido a depoimentos sem o uso de algemas, o desembargador Ney Bello menciona no texto que “o impetrante, contando atualmente com mais de 70 anos, não ostenta condição física apta a colocar em risco a segurança de seu transporte ou de que venha a empreender fuga (…)”. Só tem um probleminha: Estevão é de 6 de julho de 1949. Portanto, fará 70 anos em 2019. No futebol, o nome disso é “gato”.

Por falar em algemas
O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, concedeu a liminar para garantir de integridade física do preso, uma vez que as viaturas não possuem cinto de segurança no “baú” e já há uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que trata da dispensa das algemas. Porém, os policiais não ficaram lá muito satisfeitos. Sabe como é, agora que Luiz Estevão conseguiu a liminar, todos os outros vão querer o mesmo tratamento quando forem deslocados para prestar depoimento.

Se não se comportar, perde
O desembargador é claro na decisão ao dizer que, “em caso de insubordinação do conduzido, ora impetrante, que resulte em ameaça ou entrave à sua condução, faculto aos agentes policiais a utilização de algemas”.

Vai ser vapt-vupt
Ok, o PT fará um movimento nas ruas, convenção para fazer de Lula candidato. Artistas fizeram show pela liberdade do ex-presidente. Ocorre, no entanto, que o Tribunal Superior Eleitoral tem tudo para barrar a candidatura já na sessão em que o pedido de registro for apresentado. Pelo menos, essa é a tendência dos ministros.

Aliados, mas…
O senador Renan Calheiros passou pelo constrangimento de ser vaiado na convenção do PT em Alagoas. Não podia ser diferente, depois que ele votou pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016. Com essa marca, vai ser difícil o senador tirar, apesar da parceria com o PT no estado, não vai dar para desfilarem juntos.

Quem vai pôr o guizo?/ Tem emedebista disposto a pedir ao presidente Michel Temer
que não compareça à convenção nacional de seu partido, que nesta quinta-feira deve fazer de Henrique Meirelles (foto) candidato a presidente da República. Até aqui, ninguém teve coragem de fazer um pedido desses a Temer, olho no olho.

Obra retomada/ Michel Temer vai sexta-feira ao Parnaíba (PI), a fim de retomar a construção do perímetro de irrigação tabuleiros litorâneos, um projeto que começou no governo Sarney. Parte já está funcionando, mas a obra nunca foi concluída. O contribuinte agradece.

Termômetro/ A contar pelos efusivos aplausos do empresariado de Minas Gerais a Geraldo Alckmin ontem na palestra em Belo Horizonte, o candidato a presidente pelo PSDB terá ali muitos aliados. Num auditório lotado por representantes da Associação Comercial e da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIemg), tanto Alckmin quanto Anastasia saíram com esperanças de melhorar o desempenho do partido no estado, considerado chave para a sucessão presidencial.

Enquanto isso, no PSB…/ Nem Pernambuco está unido. Se depender do deputado Felipe Carreras (PE), o partido terá candidato próprio a presidente da República: “Há uma coerência nisso. Eduardo rompeu com o PT em 2013 e tivemos candidato. O partido tem que ter um conteúdo programático para discutir com a sociedade’, diz.