Simone Tebet põe Renan na parede

Publicado em Política

 

 

O anúncio da senadora Simone Tebet, de que vai concorrer à Presidência do Sendo dentro da bancada do MDB é mais um revés na pretensão do senador Renan Calheiros em concorrer ao cargo. Até aqui, ele estava praticamente sozinho na roda, sem adversários dentro do partido e enfrentando apenas as redes sociais, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Major Olímpio (PSL-SP).  Tasso Jereissati ainda não se apresentou formalmente.  Ago, com adversário dentro do MDB, a briga toma outros contornos.

 

Tebet jogou direitinho até aqui.  Primeiro, anunciou a reunião da bancada para 29 de janeiro, ou seja, terça-feira da semana que vem. Renan queria a reunião na quinta, véspera da eleição, para não dar tempo da formação de uma onda contra o seu nome. Depois, ela anunciou que não seria candidata a líder, deixando a vaga aberta para outros senadores do partido. Agora, anuncia que colocará seu nome na reunião da bancada, em sintonia com as ruas:  “É um novo tempo, são novos ventos. É hora de olhar para a frente e nos reinventarmos, sob pena de sucumbirmos. Há um clamor por renovação. Por isso, coloco a minha candidatura na bancada”, disse a senadora.

Esse figurino de renovação não cabe em Renan Calheiros. Logo, ele chega em desvantagem para o público externo. Internamente, a hora é de contar votos na bancada. Se Renan decidir não se apresentar para a disputa, é sinal de que a sua contagem não lhe dará a vitória. Ele só entra nessas disputas para vencer. Vejamos os próximos lances.