O Refis e a denúncia

Publicado em Política

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, entregou ao filtro político do Planalto o parecer da equipe econômica sobre o Refis aprovado no Congresso. Num jantar do site Poder 360, Meirelles evitou qualquer comentário a respeito. Mencionou apenas que o tema está com o Planalto. Agora, caberá ao presidente Michel Temer decidir se sanciona o projeto sem alterações.

Meirelles evita o tema, mas ninguém duvida que há vetos propostos pela equipe da Receita, ainda não conhecidos. E mais: O envio do texto para análise do Planalto antes da votação da denúncia contra o presidente no plenário da Câmara dá a Michel Temer mais um ingrediente para “vender” aos parlamentares, se preciso for, em troca do arquivamento da denúncia. Ele tem agté o final deste mês para decidir o que fará com o Refis.

Leitura do blog sobre essa situação: Se o presidente sancionar a medida antes da votação de quarta-feira, sem vetos, é sinal de que a situação não está tão segura quanto parece e que ele precisa desse ingrediente na “xepa” que o Planalto promove agora junto aos parlamentares. Se Temer esperar a votação da denúncia para sancionar a proposta, é sinal de que vetos não estão descartados. A bola está com Temer.