Reajuste salarial
Reajuste salarial Caio Gomez/CB/D.A Press Reajuste salarial

Maioria dos partidos se diz contra reajuste salarial para deputados e senadores

Publicado em coluna Brasília-DF

Para surpresa de alguns, a maioria dos partidos políticos vai se posicionar contra a concessão de reajuste salarial para os deputados e senadores no ano que vem. Assim, avaliam alguns, o desgaste junto à opinião pública sobrará para o Judiciário. Na reunião em que o assunto veio à baila, cogitou-se ainda o fim do auxílio-moradia das excelências. Porém, haveria diferenças entre aqueles que ocupam o apartamento funcional.

A Câmara tem 380 apartamentos funcionais em uso, fora aqueles que estão em reforma. Cogitou-se, inclusive, cobrar aluguel da turma que ocupa esses imóveis. Mas, diante da confusão e da profusão de ideias mirabolantes no meio do caminho, fica tudo como está. E a Câmara deixa apenas de conceder reajuste salarial.

O tema foi discutido numa reunião onde os deputados faziam exercícios sobre a formação de blocos parlamentares. Só não estavam presentes representantes do PTB, do PSL e do PT. Os petistas, entretanto, avisaram que topam a não concessão do reajuste.

Vem aí o GCI

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, já definiu o nome do órgão que irá acompanhar toda a parte de infraestrutura de dentro do Palácio do Planalto: Gabinete Central de Infraestrutura (GCI). Será uma espécie de coordenação dos ministérios desse setor:

Só muda o nome

Há quem diga que o GCI não será nada além da Câmara Setorial de Infraestrutura que funcionou no governo Lula, no qual os ministros eram chamados ao Planalto para definir prioridades e prestar contas. A coordenação era a cargo da Secretaria-Geral da Presidência.

Blocão pró-Maia

Embora ainda esteja em fase de construção, o megabloco em gestação no Congresso quer fechar o apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Quem estiver no bloco e não quiser seguir com Maia terá plena liberdade para sair candidato avulso a presidente da Casa. Pelo menos, até aqui, está caminhando nessa direção.

Balanço de todos

A combinação do fim do ano com o término de uma gestão faz com que esta época se torne ideal para que as administrações façam um balanço do que foi realizado. Seja o governo federal, seja o governo local, seja a Câmara Legislativa do Distrito Federal, cada um com estilo próprio, mas o importante é colocar no ar as prestações de contas para o cidadão.

CURTIDAS

Quem não tem reforma da previdência…/… Caça com a tributária. O governo de transição e o atual fecharam acordo para ler ainda hoje o relatório da reforma tributária, na comissão presidida pelo deputado Hildo Rocha (MDB). O problema é a falta de tempo para votar o texto de Luíz Carlos Hauly (PSDB-PR). Salvo raríssimas exceções, as excelências estão entrando no “modo natalino”.

O que eles pensam I/ Entre os congressistas, começa a cristalizar a ideia de que Bolsonaro pode até reduzir o número de Ministérios, mas a quantidade de novas secretarias indica que muitas estruturas vão continuar praticamente intactas, cortando apenas os carros com placa verde e amarela e o salário do secretário.

O que eles pensam II/ Os profissionais da política têm comentado em conversas reservadas que o primeiro ano do governo Bolsonaro será a vitrine para as ações do ministro da Justiça, Sérgio Moro, na “Lava-Jato Executiva”.

Pegou muito mal/ Parlamentares, tarimbados na velha fórmula do “e o que eu ganho com isso?”, criticaram ontem o fato de o ministro Luiz Fux só aceitar revogar o auxílio-moradia depois da sanção do reajuste. Soou como um toma-lá-dá-cá. E é.