Quem repatriou propina que se prepare

Publicado em Política

 

Uma das formas que os investigadores conseguiram chegar ao valor desviado pelo ex-gerente da Petrobras Márcio Ferreira, preso ontem em mais uma fase da Lava Jato, foi a análise dos R$ 48 milhões repatriados das Bahamas, incompatíveis com os rendimentos. Outros casos estão em averiguação. Vai ter muita gente boa chamada a explicar de onde veio tanto dinheiro, uma vez que muitos “repatriadores” não eram empresários com renda para justificar tanto dinheiro lá fora.

Em julho. E olhe lá!

Começa a haver um discreto movimento na Câmara para que a reforma da Previdência seja votada no plenário da Câmara apenas em julho. A ideia de alguns é aproveitar esse período para conseguir arrancar mais alguma benesse do governo.
Razões oficiais

A desculpa perfeita para essa demora é a ideia de esperar votar primeiro a reforma trabalhista no Senado para, depois, cuidar da Previdência no plenário da Câmara. E com o projeto passando em três comissões, antes de junho, a trabalhista não sai do Senado.
Vai dar problema

O fato de o deputado Mario Heringer estar em licença para tratamento de saúde e, ainda assim, acompanhar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, numa missão oficial, corre o risco de parar na Justiça. Já tem procurador estudando pedir informações à Câmara para saber se Heringer, em licença, teria direito a receber diárias da Casa.

Espero que esses marginais sejam punidos na forma da lei. Não é possível ficarmos nessa situação”

Do relator da reforma previdenciária, deputado Arthur Maia, referindo-se aos invasores do plenário da comissão especial que votava a proposta.

O drible de Cássio

O presidente em exercício do Senado, Cassio Cunha Lima, vai propor aos líderes a realização de audiências públicas sobre a reforma trabalhista no plenário da Casa, de forma a acelerar a tramitação do texto no plenário.

Plano B/ Familiares do ex-ministro José Dirceu estão muito preocupados com a exposição do endereço onde vai morar no Sudoeste. Além de plantões de jornalistas na quadra, o que mais incomoda são os panelaços e outras manifestações antipetistas justamente onde moram a filhinha pequena e a mulher. Há quem diga que ele poderá passar um tempo em outro local, só para tentar dar tranquilidade às duas.

Contagem regressiva/ O líder Renan Calheiros (foto) avisou aos senadores do PMDB que usará até o último minuto para indicar aqueles que vão compor a Comissão Mista de Orçamento. Terça-feira, às 14h30, é a última sessão que a CMO pode fazer sem essas indicações. Se Renan não indicar, o presidente do Congresso pode fazê-lo.

Por falar em Renan…/ Quem conhece o jeitão do líder lembra que nada em política é definitivo. O caso mais lembrado é o do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que votou a favor da presidente Dilma no impeachment e hoje é ministro de Michel Temer.

Sondagem/ Dia desses, num evento social, o presidente Michel Temer se aproximou de alguns senadores e pediu ajuda para levar Renan de volta à base do governo. Se depender de muitos, que estão “por aqui” com o líder, o melhor seria ver Renan fora do PMDB. Michel Temer não crê que essa seja a melhor solução para o governo.