PSL e DEM embolam acertos de Lira

Publicado em Política

A chegada do PSL e a tentativa de parte do DEM de migrar para o bloco em construção por Arthur Lira bagunçou o coreto erguido pelo PP. O PSL quer a primeira -vice, que Lira já havia oferecido ao deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que desistiu da candidatura para tender o partido e garantir a vaga de primeiro-vice. Ocorre que, como o PSL é um partido maior, está pedindo o cargo para formalizar o bloco. Nessa situação, Valdemar Costa Neto, comandante do PL, estrilou: Se Lira romper a negociação, o PL terá candidato a presidente da Casa. Pelo menos, essa foi a ameaça inicial.

Para completar, a primeira-secretaria, vaga que Lira acena ao DEM para tentar tirá-lo do bloco de Baleia Rossi, estava reservada para o Republicanos, que também comprou a candidatura de Arthur “na planta” e não aceita ser preterido. Nesses acertos, está ficando muito apertado para Lira acomodar a todos e arrisca provocar algum abalo em seus apoios.

Em tempo: O presidente do DEM, ACM Neto, teve uma conversa hoje cedo com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, “olho-no-olho” para tentar acertar os ponteiros e buscar um acordo de cavalheiros a fim de preservar a bancada. Neto explicou que tentou segurar os deputados, mas não está conseguindo, porque um pedaço deseja a primeira-secretaria e não quer ser oposição ao governo. Porém, a avaliação geral é a de que ficaria muito feio para o partido como um todo largar o bloco que Rodrigo Maia constrói com o candidato Baleia Rossi, do MDB, e outros partidos, em oposição a Arthur Lira. Maia argumentou que seria a desmoralização completa do partido e não apenas dele (Maia). Até segunda-feira, os bastidores continuarão fervendo.