Perigo à frente

Publicado em coluna Brasília-DF

A forma como a Advocacia-Geral da União (AGU) trabalhou nas primeiras horas em relação à liminar que suspendeu a posse da ministra do Trabalho, Cristiane Brasil, começa a complicar a vida do governo com o PTB. Entre os petebistas, há quem atribua a demora nos recursos por parte da AGU ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, que também faz política no Rio.

Nesse clima, se o PTB concluir que o governo fez “corpo mole” para a resolver o problema, a desconfiança estará instalada, ainda que a ministra tome posse hoje. Por enquanto, Roberto Jefferson tem dito apenas que o atraso se deu por causa das férias do pessoal da AGU. Porém, nos bastidores, outros petebistas são mais ácidos nas críticas ao governo.

Quer dinheiro?

Então, vote sim à reforma da Previdência. A contar pelo que disse o presidente do PTB, Roberto Jefferson, na entrevista ao programa CB.Poder, vem por aí um novo tipo de toma lá dá cá envolvendo a votação. “Quem vota contra a reforma diz que o faz porque tem voto popular. Portanto, terá mais facilidade de se reeleger. Logo, quem votará contra precisará de mais recursos para promover a sua campanha”, diz.

Ordem de chegada

A insistência de Arthur Virgílio em concorrer numa prévia contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deixou uma avenida para Rodrigo Maia tentar fechar apoios com partidos do Centrão até março. Afinal, Alckmin está amarrado ao governo de São Paulo e terá de cuidar ainda da prévia. Rodrigo fechará fevereiro com o apoio oficial do DEM, conforme antecipou ontem a coluna.

Fato quando cria perna

De olho na velha máxima do futebol “quem se desloca recebe, quem pede tem preferência”, os tucanos vão monitorar com uma lupa esses movimentos. O receio hoje é de que Rodrigo caminhe tanto que não tenha ponto de recuo. Aí, será inevitável, dizem os integrantes do PSDB, uma divisão do centro.

PP em Itaipu

O Partido Progressista, aquele que no passado indicou Paulo Roberto Costa para diretor da Petrobras, festeja a posse do engenheiro eletricista Mauro Coberllini no cargo de diretor-técnico executivo da Itaipu Binacional. A indicação coube ao presidente estadual do PP do Paraná, Dilceu Sperafico. Sperafico foi inocentado no processo da Lava-Jato no fim do ano passado, por falta de provas.

Obsessão I/ O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (foto) não perdeu o gosto pelo estudo dos temas que podem lhe render algum benefício. Desde que foi preso, praticamente decorou os códigos de processo, especialmente, o Penal. Chega ao ponto de discutir com os advogados e ordenar mudanças na estratégia da defesa.

Obsessão II/ Vale lembrar que, em 2011, quando outro presidiário, Henrique Eduardo Alves, comandava o PMDB, Eduardo Cunha chegou a ser indicado para relatar o Código de Processo Civil. Perdeu o cargo porque a bancada dos parlamentares advogados chiou. Agora, Cunha está praticamente querendo dar aulas sobre o tema a seus defensores.

Por falar em advogados…/ O
fato de Sérgio Cabral responder a 20 processos levantou uma dúvida entre os investigadores: estão todos curiosos para saber de onde o
ex-governador do Rio está tirando dinheiro para cobrir as despesas com honorários da equipe que cuida desse mundo de ações contra o político e a mulher dele, Adriana Anselmo.

… Haja dinheiro/ A aposta de quem conhece o traçado da Justiça é a de que Cabral não sairá da cadeia tão cedo. Logo, ainda vai pagar muitos honorários à equipe responsável pela defesa.