O preventivo de Michel

Publicado em coluna Brasília-DF

A fala de Michel Temer ontem em São Paulo, sobre não ter preocupações eleitorais e ficar satisfeito de conseguir colocar o país nos eixos em dois anos e meio, foi um recado direto para manter na órbita do governo todos os partidos da base aliada que pretendem lançar candidatos a presidente: PSDB, DEM, PPS, PSB. Nesse sentido, cita ainda as duras medidas que virão. Temer sabe que, na hora das medidas amargas, muitos partidos ou pré-candidatos a presidente que hoje lhe dão respaldo serão os primeiros a correr. E é isso que ele quer evitar.

Olho vivo

Os empresários estão “abismados” com a ousadia de políticos que continuam pedindo vantagens em troca de projetos. Mesmo depois do petrolão, a reclamação com os achaques continua forte nos bastidores.

Paternidade

Com a Lava-Jato passando o rodo no partido, os petistas estão num verdadeiro jogo de empurra sobre quem é ligado a quem, em especial ao vereador Alexandre Romano, preso na Operação Pixuleco II, a 18ª fase da Lava-Jato. Em recente depoimento, o deputado José Guimarães afirmou aos procuradores que o padrinho de “Chambinho” é Jilmar Tatto.

Alvos

O discurso político dos procuradores da Lava-Jato ontem em Curitiba, sobre a sociedade cansada do “casamento” de agentes políticos com a corrupção tem como primeiro endereço os deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que vão votar o recurso do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O segundo é aquele grupo que planeja engavetar as 10 medidas contra a corrupção e por aí vai.

Insegurança geral

A autorização do governo para que a Casa da Moeda imprima passaportes sem a numeração perfurada em todas as páginas fez soar o alerta na Polícia Federal. “Pode ter brasileiro pedindo passaporte para vender por um bom preço”, avisa Luiz Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais. Boudens lembra que os passaportes brasileiros são os mais valorizados pelo crime organizado por causa da diversidade étnica do país.

“Da sabedoria busquei a humildade; da humildade clamei por justiça”

Enredo da escola Estado Maior da Restinga, em 2016, aquela que recebeu dinheiro de propina via Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT, represo ontem

MMA/ Nos bastidores, a aposta é a de que se Sérgio Machado (foto), algum dia, cruzar na rua com Jader Barbalho, Renan Calheiros ou Edison Lobão, apanha. Já o ex-presidente José Sarney, um cavalheiro à moda antiga, prefere um duelo.

A Esfíngie I/ Todos que tentam puxar assunto sobre sucessão na Câmara com o presidente em exercício têm a mesma resposta: “Ficaria muito feliz se você fosse o candidato, mas busque consenso dentro da base”.

A Esfíngie II/ Temer já recebeu pelo menos dois potenciais candidatos, Rogério Rosso (PSD-DF) e Heráclito Fortes (PSB-PI). Júlio Delgado (PSB-MG) pediu uma conversa e aguarda a marcação da audiência.

Depois de Maranhão…/ Com o Judiciário em recesso, Marco Aurélio Mello aproveita para dar uma palestra em Coimbra, Portugal, num seminário de verão sobre o papel do Direito nos desafios globais. Sabe como é, passada a quebra de sigilo de Waldir Maranhão, nada como uns dias fora do país.