O grande eleitor

Publicado em coluna Brasília-DF

O candidato do PDT, Ciro Gomes, saiu de Salvador ontem com a certeza de que terá que estender o tapete vermelho a Lula — não aos erros do PT — para ampliar as chances de chegar ao segundo turno. Especialmente, depois de ouvir de um eleitor que votará em Ciro se o pedetista for o candidato de Lula. O petista encerra o semestre com maior número de intenção de voto nas pesquisas espontâneas. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, apresentado numa única pesquisa como o candidato de Lula, chegou a 11%. Ou seja, há uma certeza entre os políticos de que quem Lula apoiar terá um “reforço”, quer uma parcela dos eleitores goste ou não.

Por essas e outras, quem vem com algum viés de esquerda nessa pré-campanha não atacará Lula. Esse é mais um motivo para o PT mantê-lo no papel de candidato enquanto a Justiça permitir.

Contagem regressiva I
A correria esta semana em Brasília promete, apesar do expediente espremido pelo jogo do Brasil nas quartas de final da Copa da Rússia, na próxima sexta-feira. Os parlamentares ficarão concentrados por causa do prazo dos repasses voluntários de recursos, leia-se emendas ao Orçamento. As liberações só podem ser feitas até sábado, 7 de julho. São mais de R$ 200 milhões.

Contagem regressiva II
Com jogo do Brasil e tudo, tem deputado prometendo ficar de plantão em Brasília, caso a emenda não seja liberada. Sabe como é, assim como no futebol, se vacilar na marcação, o adversário pode levar vantagem. No caso, recursos.

Reviravolta capixaba
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (MDB),
não será candidato à reeleição.
A aposta dos aliados agora é o senador Ricardo Ferraço, do PSDB, que planejou concorrer a um novo mandato no Senado. Ferraço ainda não decidiu se concorrerá.

Bom para Geraldo
Uma candidatura de Ferraço ao governo estadual dá a Geraldo Alckmin (PSDB) um palanque importante no Espírito Santo. Aos poucos, o tucano vai montando uma estrutura forte nos estados. Porém, assim como no futebol, a parte técnica ajuda, mas não é suficiente para vencer o campeonato.

Estações separadas/ As vitórias do Brasil têm sido um alento para o governo, mas nada faz ressurgir as esperanças de melhora da popularidade presidencial. O brasileiro há tempos já separou o futebol da política. O povo quer o hexa, quer ver Neymar o melhor do mundo, mas o presidente continua impopular e o dólar subindo.

Enquanto isso, no MDB…/ O senador Romero Jucá (foto), comandante do partido, mais uma vez aproveitou as redes sociais para reforçar a candidatura de Henrique Meirelles. Em política, há um ditado: quando precisa afirmar muito que tem jogo, é sinal de dificuldades internas.

Reforço na zaga/ O jornalista Ilimar Franco, que estava na Secretaria-Geral da Presidência da República, integra a partir de hoje a equipe de coordenação da comunicação da campanha de Ciro Gomes. Sabe como é… Brincam alguns pedetistas que, ali, é assim: o candidato ataca e a comunicação defende.

Diplomacia na cobrança/ Os diplomatas brasileiros passarão a ter um sindicato, a partir de hoje. O Sindicato dos Diplomatas Brasileiros vai se chamar ADB Sindical e terá como primeira presidente a embaixadora Vitoria Cleaver.