homem

Moro põe o pé na agenda econômica

Publicado em Política
Não foi mera coincidência o desembarque do ex-juiz Sergio Moro no Congresso no mesmo dia em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi à Câmara explicar a offshore nas Ilhas Virgens Britânicas. A ideia foi justamente fazer um contraponto às promessas de notícias alvissareiras na seara econômica previstas por Guedes e a realidade dos preços altos dos alimentos, dos combustíveis, que pesam, e muito, no bolso dos brasileiros.
Daqui para a frente, o ex-juiz diversificará cada vez mais a sua fala. A avaliação do Podemos é de que, combate à corrupção, o discurso de Moro já prepondera, ao atacar petistas e bolsonaristas. Agora, é tentar repetir a dose em outras searas. A visita ao Congresso e a defesa da responsabilidade social associada à fiscal, com críticas à gestão de Paulo Guedes, foram só o começo.
Diferenças
O encontro que o PSD fará hoje, em Brasília, vem sob encomenda para mostrar que, enquanto o PSDB briga, o partido de Gilberto Kassab, que já trabalhou no governo de João Doria em São Paulo, está unido em torno da candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, à Presidência da República.
Por falar em PSDB…
O lado bom das primárias tucanas é a prévia em si. As apostas são de que, se o governador João Doria vencer, um grupo ligado ao deputado Aécio Neves deverá seguir para o PP.
E os precatórios, hein?
A reunião do ex-secretário da Receita Everardo Maciel com os senadores do PSD tirou mais alguns votos da PEC dos Precatórios. Agora, o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho, que relata a proposta, tenta recuperar terreno.
Uma pedra na…
Além do pente-fino rigoroso do processo no TCU, a privatização da Eletrobras tem mais uma trava: as obras da usina nuclear de Angra 3, da subsidiária Eletronuclear. Desde o século passado, as obras de Angra 3 pararam por duas vezes. A retomada estava prevista para maio deste ano, mas a alta dos insumos indexados no dólar dificultou o plano. Esse atraso por mês representa um prejuízo de mais de
R$ 100 milhões provisionados.
… privatização
Para privatizar a Eletrobras é preciso retirar os ativos de energia nuclear, que são monopólio do Estado pela Constituição. Ocorre que, para essa retirada, é preciso definir o valor dos ativos da Eletronuclear, que segue emperrado pela indefinição da tarifa de Angra 3.
União Brasil ligado a Bolsonaro/ O ministro da Justiça, Anderson Torres (foto), planeja se filiar ao União Brasil para buscar um mandato de deputado federal. Ele, porém, deve esperar mais algum tempo para assinar a ficha de filiação. Vai, primeiro, esperar as melancias se organizarem um pouco mais no caminhão eleitoral.
 Hoje tem seminário/ O Correio Braziliense sedia, hoje, o seminário Agro 4.0, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a partir das 15h30, com transmissão pelo site e pelas redes sociais do jornal. Aliás, o Agro segue como a salvação da economia brasileira.
Michel na área…/ O ex-presidente Michel Temer será o palestrante de encerramento do 47º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (CNPE), nesta quarta-feira. Desde segunda-feira, já passaram por lá personalidades do mundo jurídico, como os ministros Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal; e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, entre outros.
… E Ibaneis também/ Na abertura, Ibaneis aproveitou para brincar com o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, ao dizer que advogar era mais fácil do que governar o DF. Hoje, Michel Temer falará sobre a crise de representatividade e o descompasso entre a atuação do Parlamento e a demanda da população. A transmissão será pelo Instagram
@rocuradoresanape.