MDB com Meirelles (no papel)

Publicado em coluna Brasília-DF

Quem sabe contar votos dentro do MDB indica que o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles tem hoje, pelo menos, 70% do partido favorável à candidatura dele a presidente da República. A ala do contra, citada ontem na reunião da cúpula partidária em Brasília, se resume a Alagoas e parte do Paraná. Até mesmo o senador Eduardo Braga, do Amazonas, ex-ministro da presidente Dilma Rousseff, decidiu optar pela candidatura de Meirelles. Reza a lenda que há muito tempo o MDB não tem uma convenção tão tranquila quanto promete a de 2 de agosto.
Nos estados, entretanto, a conversa é bem diferente. Em Mato Grosso, por exemplo, o MDB fará parceria com o Democratas, que terá Mauro Mendes como candidato. O DEM no plano nacional apoia Geraldo Alckmin, que, em Mato Grosso, faz parceria com Pedro Taques, governador candidato à reeleição. Uma das vagas ao Senado na chapa de Taques é da ex-juíza Selma Arruda, do PSL, de Jair Bolsonaro. Nos estados, ao que tudo indica, está tudo junto e misturado, conforme a coluna já registrou.

Lealdade…
Se o ex-presidente Lula for candidato, Roseana Sarney vai apoiá-lo. Ela não se esquece de que, em 2006, quando estava ainda no PFL, Lula a apoiou. E se tem algo que os Sarney prezam são os gestos de apreço nos momentos difíceis.

…e neutralidade
O apoio de Roseana a Lula, entretanto, tem outros ingredientes. É que ninguém quer deixar Flávio Dino (PCdoB) desfilar sozinho na praça como o candidato com o apoio do petista mais popular no Nordeste.

Por falar em Lula…
As projeções petistas indicam que a candidatura de Lula e o discurso da perseguição política ao ex-presidente preso são ingredientes fundamentais para tentar evitar que a bancada de deputados federais do partido tenha o mesmo destino das prefeituras. Em 2016, o partido perdeu 60% dos seus prefeitos.

E o PSB, hein?
Os governadores do partido se reuniram ontem em Brasília e concluíram que haverá sequelas, se a convenção for para a disputa sobre o caminho a seguir na eleição presidencial. Mas ainda não há consenso, embora haja uma tendência pró-Ciro Gomes.

MDB e PT juntos/ É hoje a conversa do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (foto), com o presidente do MDB de Minas, deputado Saraiva Felipe. A depender da conversa, haverá parceria.

Releva aí/ Os candidatos a presidente da República tentam colocar a escolha dos vices em segundo plano. Mas não vai colar. Depois de dois impeachments em 24 anos, ninguém vai deixar esse assunto passar batido.

As razões de Josué/ O empresário Josué Gomes não quer magoar nem Lula nem a família do ex-presidente com quem seu pai convivia muito bem. Portanto, melhor os tucanos arrumarem outro.

Defesa & indústria/ Nem só de eleição vive o poder por esses dias. O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, por exemplo, aproveitou o convite do Departamento de Defesa da Fiesp para apelar em prol da produção de equipamentos que atendam tanto a área de defesa quanto a de segurança. Ao seleto grupo de 50 empresários, ele afirmou que esse é um dos desafios do setor hoje.