Marta Suplicy deixa o MDB e divulga carta aos paulistas

Publicado em Eleições 2018

Cotada para ser vice de Henrique Meirelles, a senadora Marta Suplicy (MDB-SP) não só rejeitou a sondagem como acaba de deixar o partido. O pedido de desfiliação foi feito numa conversa por telefone entre ela e o presidente do MDB, Romero Jucá. Marta estava desconfortável na sigla desde maio do ano passado, quando surgiram as primeiras denúncias contra o presidente Michel Temer. Ela permaneceu, no entanto, porque considerava que o MDB iria prestigiá-la nessa campanha. Porém, diante da insistência do empresário Paulo Skaf em ser candidato a governador, ela percebeu que tudo o que o MDB queria era usar o prestígio dela perante a população mais pobre, onde a senadora tem uma base forte em São Paulo.

Marta não quis sequer participar da convenção que lançou Paulo Skaf ao governo. A amigos, ela já havia dito que, se fosse candidata á reeleição, faria campanha em carreira solo, longe de Skaf e de Temer. Muito franca, ela foi clara com Jucá ao dizer que não faria campanha junto com candidato do partido. Diante desse mal-estar, restou á senadora pedir a desfiliação, confirmada pelo próprio Jucá, numa nota divulgada há pouco:

“O presidente do MDB, senador Romero Jucá, confirma o pedido de desfiliação da senadora por São Paulo Marta Suplicy que sai por motivos pessoais. Os dois se falaram há pouco por telefone. O partido lamenta mas respeita a decisão da senadora. Pessoalmente, o senador Jucá afirma ter carinho e respeito por toda a trajetória de Marta ao longo dos anos n vida pública e política do país”. A senadora estava filiada ao MDB desde setembro de 2015.

A senadora divulgou um carta há pouco:

WhatsApp Image 2018-08-03 at 18.06.43