Álvaro Dias de olho no partido de Collor

Publicado em Eleições 2018

RODOLFO COSTA

A candidatura do Podemos, de Álvaro Dias, está prestes a se fortalecer. A legenda mantém conversas avançadas com o PTC, do senador e ex-presidente Fernando Collor (AL). A união é um importante avanço para as pretensões da campanha na corrida eleitoral. Ele já obteve o apoio do PSC, que indicou Paulo Rabello de Castro para vice na chapa, e do PRP.

O diálogo é capitaneado pela presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, que mantém confiança na composição. “Hoje deve sair alguma definição do PTC. Acredito que estará com a gente”, avaliou. A meta dela é tentar atrair outras legendas do chamado centrinho, bloco formado por Podemos, PRTB, PSC, PRP, Patriota, PTC, Avante, PROS e DC (antigo PSDC), de José Maria Eymael, que já foi lançado candidato a presidente da República.

As conversas com o Avante estão se encaminhando, embora ainda não tão avançadas em relação aos diálogos com o PTC. O PROS é outra legenda que está na mira de Renata. O partido tinha interesse na vice-candidatura de Álvaro, mas as negociações do Pros com outras siglas levou o Podemos a fechar o cargo com o PSC. “A nossa ideia era tomarmos uma decisão em grupo”, declarou Renata.

O PROS ainda não bateu o martelo para onde vai, mas as conversas com o Podemos continuam, diz Renata. “Eles estão entre nós, PT e MDB”, afirmou. A confiança em atrair o partido se mantém, garante. “O PROS vê a entrada deles na nossa coligação como alguém que pode fazer diferença no processo eleitoral. As pessoas veem muito intenção de voto, mas quem conhece de pesquisa, consegue ver nosso potencial de crescimento nas entrelinhas. Álvaro é um candidato que, se tiver um bom tempo de televisão, vai dar muito trabalho”, sustentou.

A presidente do Podemos também tentou trazer para a coalizão o Patriota. O partido, no entanto, optou por lançar o deputado Cabo Daciolo (RJ), e ainda não há sinais de que possa embarcar com Álvaro, lamenta Renata. “Tentamos convencer o Cabo Daciolo, mas está uma divisão grande no partido. Eles também tentam puxar o Avante, que não deve ir para lá. Nós somos o segundo voto de todos os candidatos”, analisou.