Líderes querem Bolsonaro no Nordeste

Publicado em coluna Brasília-DF

Quem avisa amigo é

Em conversas no Planalto, deputados nordestinos têm aconselhado os ministros do presidente Jair Bolsonaro a não desprezar o potencial de geração de simpatia que os recursos do pré-sal podem levar à região. Em breve, serão R$ 6 bilhões em investimentos por lá e, a depender dos governadores, a população não saberá que o dinheiro é da União.

» » »

Por isso, as conselheiros têm sido taxativos: “A presença no Nordeste não é só retórica, passa por ações concretas. O presidente e seus ministros deveriam aproveitar e percorrer a região para marcar que os nordestinos estão sendo beneficiados”, comenta o deputado Sílvio Costa Filho, um dos que alertaram para a necessidade de uma maior presença de Bolsonaro na região junto com sua equipe.

» » »

Na semana passada, quatro ministros estiveram no Nordeste. Mas é preciso a presença física do presidente, levando as boas novas do governo ao nordestinos. Uma oportunidade perdida foi o anúncio do 13º do Bolsa Família.

Nova configuração

A forma discreta como o deputado Eduardo Gomes (MDB-TO) tem atuado nesses primeiros dias como líder do governo é jogo combinado com o Planalto. A ideia é que ele permaneça assim e deixe o protagonismo para Jair Bolsonaro.

Naquele estilo,
nunca mais

Os palacianos consideram que há males que vêm para bem. Enquanto estava na função de líder do governo, a deputada Joice Hasselmann era considerada muito “espalhafatosa” e queria se sobressair em tudo.

Enquanto o
PSL briga…

… Os outros se organizam. Os partidos praticamente desistiram de buscar um acordo fechado com o presidente Jair Bolsonaro com vistas ao futuro e já estão todos cuidando da própria vida e ensaiando movimentos longe dele. O DEM paquera Luciano Huck, assim como o PSDB e o Cidadania. E todos eles acompanham as evoluções do governador de São Paulo, João Dória. E de quem mais chegar.

Sem pressa

Ok, até 2022, há muita conversa e curvas fechadas no caminho, mas só o fato de os partidos buscarem apostas significa que Bolsonaro não é a preferência do universo político. Falta, entretanto, combinar com o eleitor que, até agora, mantém o presidente da República na crista dessa onda eleitoral antecipada.

“Alguém tem dúvidas de que esse escândalo é um
escândalo que ainda vai ter filhotes por muitos anos?
É uma situação absolutamente inédita. Você chegou a
um nível de corrupção […] que nós não tivemos conhecimento em nenhum outro momento da história do país.”

Eduardo Cunha (MDB-RJ) sobre a Lava-Jato, em novembro de 2014, em entrevista ao Canal Livre da Band

Relatos selvagens/ Causou frisson no estúdio da AllTV, em São Paulo, a gravação da entrevista de Preta Ferreira e Carmem Silva, ambas do MSTC – Movimento dos Sem Teto no Centro — no Painel Haddad, que vai ao ar nesta segunda-feira (28), às 20 horas. Preta relatou maus-tratos no Presídio de Franco da Rocha, tortura psicológica no DEIC, entre outras revelações.

Relatos selvagens II/ Carmem e Preta, mãe e filha, foram acusadas sem qualquer prova ou evidência de ligação do movimento social com o crime organizado. Preta ficou detida por 108 dias. O Painel Haddad é um programa da AllTV, apresentado pelo ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad, produzido pelo jornalista Alberto Luchetti e dirigido pelo também jornalista Nunzio Briguglio.

Presença de Dirceu/ Preso em Curitiba, o ex-ministro José Dirceu continua firme nas reuniões do PT. É que, antes da prisão, ele gravou vídeos com mensagens para exibição em encontros de militantes pelo país pedindo que seguissem na defesa do partido.

Boa notícia/ Quem saiu toda feliz de uma conversa com o presidente em exercício, Davi Alcolumbre, foi a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES, foto). Ela pediu e ele prometeu dar celeridade à sanção do projeto que prevê prioridade para os processos de divórcio de mulheres vítimas de violência.