Por Eduarda Esposito — Mantendo o compromissão com inclusão e diversidade na empresa, a companhia aérea LATAM é uma das vencedoras do Prêmio Diversidade em Prática na categoria “Estrutura Interna”, que reconhece a forma com que se organiza em seus comitês, recursos, compromissos e resultados significativos em Diversidade e Inclusão.

A inciativa do movimento de mesmo nome tem o objetivo de inspirar mais empresas a tornar realidade o tema diversidade em sua cultura institucional. O Prêmio e o movimento Diversidade na Prática são iniciativas da Blend Edu, startup que desenvolve treinamentos, consultoria e soluções digitais para impulsionar a diversidade e inclusão na sua organização.
“Este reconhecimento demonstra o quanto valorizamos a diversidade e a inclusão. Incluir é elevar”, afirmou ao blog Jefferson Cestari, Diretor de Recursos Humanos na LATAM Brasil.
Cultura desenvolvida
A LATAM tem trabalhado com diversas frentes para tornar o ambiente mais diverso e inclusivo. De acordo com a companhia aérea, são promovidos: capacitação para sensibilização de todos os colaboradores sobre diversidade, implantação de processos seletivos inovadores e definição de seus compromissos de Diversidade e Inclusão.
A empresa também quer garantir a equidade de oportunidades e mais equilíbrio na representatividade de mulheres; ter representatividade de pessoas com deficiência; ampliar a heterogeneidade em áreas profissionais para aumentar o multiculturalismo e criar mais espaços para maior diversidade social, étnica, raça/cor, educacional, etária, de gênero, etc; e desenvolver uma cultura mais global e fortalecida pelas diferenças entre os colaboradores e colaboradoras do grupo.
Em 2025, a empresa realizou mais de 3 mil contratações em áreas como aeroportos, tripulação, manutenção, entre outros. Uma das mudanças implementadas para garantir processos seletivos mais diversos e inclusivos diz respeito à exigência do idioma (inglês ou espanhol), que deixou de ser obrigatória e passou a ser desejável para o cargo de comissário(a) de voo. A companhia continua aplicando o teste de idiomas para mapeamento, mas os critérios para a escolha dos candidatos são baseados em outras capacidades técnicas para exercício da função e em suas competências comportamentais.
O processo seletivo também mudou, agora ele é feito 90% de forma on-line, apenas exames e entrevista final ocorre presencialmente em locais próximos ao candidato. De acordo com a LATAM, isso contribui para que brasileiros de todos os estados possam se candidatar e participar das etapas sem a necessidade de deslocamento até São Paulo, como era feito antes.

