Categorias: coluna Brasília-DF

Jogo de figurões

Enquanto o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, dizia de viva-voz no plenário que o presidente da República, Michel Temer, não tem para onde ir com a política econômica do governo, quatro senadores peemedebistas eram convidados para um jantar no Palácio do Jaburu. A ideia do presidente agora é reunir sempre pequenos grupos para explicar que sua política tem começo, meio e fim. Ontem, foram chamados Garibaldi Alves, Rose de Freitas, João Alberto e Valdir Raupp. Outros encontros desse tipo virão.

Certos & duvidosos
O presidente Michel Temer nomeará Tarcísio Vieira de Carvalho Neto para a vaga de Luciana Lóssio no Tribunal Superior Eleitoral. Assim como Admar Gonzaga, Tarcísio é ministro substituto e encabeça a lista tríplice. A ideia é não demorar com a escolha para que Tarcísio possa começar a tomar conhecimento dos detalhes do processo sobre a chapa Dilma-Temer. A dúvida agora no Planalto é se o julgamento será concluído antes da saída do ministro relator Herman Benjamin, em setembro.

Vem mais
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a proibição de greve na segurança pública arrisca ser ampliada para outros setores essenciais, tais como hospitais públicos e privados. É que até hoje o Congresso não definiu o que são serviços essenciais e, se brincar, depois da decisão de ontem, quem fará isso é o STF.

A hora do Judiciário
Ministros do Supremo Tribunal Federal e de outros tribunais superiores trabalham com um olho nos processos e outro na sociedade. É que virou voz corrente no meio político que o povo já avaliou o Poder Legislativo, o Executivo e só falta o Judiciário. Se os processos demorarem muito a serem julgados, não restará um Poder de pé.

“Só se convoca uma Constituinte quando a Constituição entra em colapso cardíaco. Não é o caso atual. No freio de arrumação, sempre quem não está com o cinto de segurança se machuca, mas o pior já passou”

Carlos Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ao comentar as crises que o país atravessa. Ele foi o entrevistado de ontem do CB.Poder, na TV Brasília.

Doria sai da toca
As afirmações do prefeito de São Paulo, João Doria, sobre lutar para evitar a volta de Lula foram vistas como um sinal de que ele entrou no jogo da sucessão de 2018. Falta combinar com o resto do PSDB.

A la Churchill/ O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) está se aprimorando na arte de ser o último a chegar. Apareceu com duas horas de atraso no jantar da senadora Kátia Abreu esta semana. Winston Churchill, o eterno primeiro-ministro britânico, gostava de entrar por último em eventos sociais e políticos (fez isso até no casamento da rainha Elizabeth).

Sobrou/ No jantar da senadora Kátia Abreu, o caranguejo foi secundário. Os martelinhos bateram pesado na Polícia Federal, nos procuradores e, para resguardar a tradição, na imprensa.

Terceirizaram a oposição!/ A imagem foi usada ontem pelo senador Lindbergh Farias (foto), do PT, logo depois do discurso de Renan Calheiros. “Ele foi terceirizado. Trabalha sem direito a férias e nem décimo terceiro!”, brincou.

E não é que… / …os petistas estão encantados com Renan? Ontem, enquanto o senador José Pimentel discursava, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) conversava animadamente com Renan e Jader Barbalho (PMDB-PA). Há tempos não se via o líder peemedebista tão à vontade.

Denise Rothenburg

Posts recentes

A multa é o mínimo: Lula não escapará da Justiça por pedir voto a Boulos

Por Denise Rothenburg — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não escapará de uma…

13 horas atrás

Congresso quer “amarrar” recursos para não deixá-los livres para o governo

Por Denise Rothenburg — Está com os dias contados o argumento do governo vitorioso no…

3 dias atrás

Relação entre governo e Congresso tem dois problemas insolúveis

Por Denise Rothenburg — Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha dito a jornalistas…

7 dias atrás

Detalhes da Reforma Tributária serão o grande teste para governo

Por Denise Rothenburg — Nas conversas do governo, a Reforma Tributária surge como um grande…

1 semana atrás

Lula não critica partidos, mas não poupa BC e mercado

Por Denise Rothenburg — No café da manhã com jornalistas, ontem, o presidente Luiz Inácio…

1 semana atrás

Lula está inconformado com derrotas no Congresso

Por Denise Rothenburg — O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, no…

1 semana atrás