Fernando Haddad
Fernando Haddad Marcelo Ferreira/CB/D.A Press Fernando Haddad

Haddad vira quinta opção do PT de candidato à presidência

Publicado em coluna Brasília-DF
Coluna Brasília-DF

Com o ex-presidente Lula condenado em segunda instância mais uma vez, cresce entre os petistas a certeza de que a única saída para tornar Lula candidato é conseguir anular as condenações no Supremo. Há, inclusive, quem diga que o fato de o TRF-4 ter estipulado a pena de 17 anos pode ajudar. Afinal, criminosos mais perigosos que o petista já receberam penas menores.

E o plano B

Se Lula não puder ser candidato, será chamado o detentor da “senha 02”, hoje, nas mãos dos baianos — no caso do governador da Bahia, Rui Costa, ou o senador Jaques Wagner.

Haddad é 05

Depois dos baianos, segue a fila com os governadores do Ceará, Camillo Santana; e do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que, embora não seja petista, é visto como uma boa opção. Depois de todos esses é que uma ala do PT inclui Fernando Haddad, o ex-prefeito de São Paulo.

Papai Noel, coelhinho da Páscoa, fada dos dentes…

O fato de os petistas colocarem Haddad com a senha número 05, dizem alguns, tem um objetivo: levá-lo a concorrer à Prefeitura de São Paulo. Assim, se perder, o partido ficaria em dívida com o candidato. Ahã.