Guerra interna no DEM revela disputa por protagonismo rumo a 2022

Publicado em Política

A reunião da executiva do Democratas agora à noite frustrou os planos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e lhe impôs uma derrota sem precedentes em suas últimas horas como presidente da Casa. Embora a decisão tenha sido não participar de qualquer bloco na disputa pela presidência, a leitura geral dos parlamentares é a de que Rodrigo Maia, enquanto comandante da Câmara, não teve força para levar seu próprio partido a seguir com ele. Ou seja, falhou internamente e, sendo assim, com a bancada dividida ao meio, o presidente da legenda, ACM Neto, concluiu que “qualquer uma das duas decisões, implodiria o partido”.

A decisão tem reflexos mais profundos. Rodrigo, depois de quatro anos e meio como presidente da Câmara, despontava como um dos principais articuladores do partido rumo a 2022, posição que cabe ao presidente da legenda, ACM Neto. Nesse sentido, a ala governista forçou para cortar as asas do quase ex-presidente da Câmara logo de uma vez. E Neto, no papel de presidente do partido, também terminou nessa posição, porque também não deseja ceder seu espaço de protagonista nos caminhos partidários para o futuro. Porém, para evitar saídas do partido, preferiu ficar oficialmente no meio termo.

Para Rodrigo, entretanto, só o fato de o partido sair do bloco de Baleia Rossi já foi uma derrota sem tamanho nesses quatro anos e meio. Rodrigo o avalista da candidatura do MDB, anunciou o nome de Baleia com direito a foto na porta da residência oficial da Câmara. Esta noite, foi comunicado da decisão de neutralidade do partido por ACM Neto e pelo líder da bancada na Câmara, Efraim Filho.

O presidente da Câmara não participou da reunião da Executiva, uma vez que a tarde de domingo estava certo que o partido não fecharia com Arthur Lira. A turma de Rodrigo entendeu, então, que estava mantido o acordo para composição com Baleia Rossi (MDB-SP). Por isso, entre os mais fieis escudeiros de Rodrigo Maia ficou a sensação de que houve todo um jogo para lhe impor uma derrota. Nos bastidores, o que se diz é que o DEM se vendeu a Arthur Lira e que ACM Neto jogou de forma a garantir o próprio protagonismo na escolha dos caminhos para 2022, de forma a não dividir esse serviço com Rodrigo Maia.

Os reflexos dessa decisão para o DEM só serão sentidos depois da eleição desta segunda-feira, na qual Arthur Lira chega como o favorito, depois de todo um trabalho voltado aos deputados. Ao longo de sua campanha, Lira percorreu todo o país em janeiro, enquanto o governo garantia as emendas extras e alguns cargos.

Da parte de Rodrigo Maia, foi difícil chegar a um nome para concorrer contra o Centrão. Optou-se por Baleia Rossi por ser presidente de partido e garantir os votos do MDB. Uma candidatura de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) não levaria o PP e Elmar Nascimento (DEM-BA) poderia chegar enfraquecido por ser do mesmo partido de Maia e do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o favorito para o Senado. Seria difícil o DEM conseguir novamente o comando das duas casas. Elmar, porém, não pensava dessa forma e se sentiu traído por Rodrigo Maia.

Essa sucessão de mágoas e o toma-lá-dá-cá do governo em busca de votos para Arthur Lira mexeram com o DEM. O partido deseja ter estrutura para concorrer às eleições do ano que vem, quando não haverá coligações para eleição proporcional. E ficar num grupo que é visto como oposição ao governo não permitirá o derrame de dinheiro de emendas extras nos municípios. E, para completar, tem um grupo que deseja apoiar Bolsonaro na eleição de 2022, caminho que Rodrigo Maia não seguirá. Hoje, Bolsonaro levou a melhor. e aproximou o DEM de seu governo e de Arthur Lira. Mas a tensão interna só vai terminar em 2022. E olhe lá.