Ministério da Economia cargos em comissão
Ministério da Economia cargos em comissão Marcelo Ferreira/CB/D.A Press Ministério da Economia cargos em comissão

Governo prepara mais cortes em cargos de comissão em várias áreas, agências e empresas

Publicado em coluna Brasília-DF
Coluna Brasília-DF

Nem só de privatizações vive o projeto do governo de tentar se adequar ao teto de gastos. Vêm por aí mais cortes em cargos de comissão em várias áreas, agências e empresas. Os estudos sobre as novas tesouradas estão guardados a sete chaves para não alarmar os servidores e, em breve, serão enviados à Casa Civil.

Resolvam esse imbróglio

Tem muita gente na atual equipe econômica disposta a dar o seguinte ultimato aos governadores que buscam socorro da União para equilibrar as contas. Primeiro, deem um jeito no “miserê” daqueles que terminam consumindo boa parte dos ajustes. Referiam-se a procuradores, como o de Minas Gerais, que, graças a penduricalhos, chegou a ter contracheques que, em média, representaram R$ 68 mil.

Só tem um probleminha

Governadores que tentaram resolver não conseguiram. No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite buscou reajuste zero para todos os Poderes, mas o Judiciário reclamou e conseguiu liminar. Agora, o caso virá para o Supremo Tribunal Federal.

Davi e os leões

A Mesa Diretora do Senado não fez sequer uma reunião este ano. Com isso, estão parados todos os pedidos de informações das excelências aos ministérios e empresas públicas. Há, pelo menos, 60 esperando deliberação, alguns desde o início do ano.

O governo agradece, afinal, ganha tempo e não precisa se preocupar em enviar nada, nem ser cobrado por atrasos. Já os senadores dizem que, se o atual presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pudesse concorrer à reeleição — não pode, porque é dentro da mesma legislatura —, não teria mais o apoio do grupo que o elegeu.

Parte dessa turma está se sentindo abandonada pelo líder. Não por acaso, Alcolumbre se mostra menos radical quando alguns lhe perguntam sobre a CPI da Lava-Toga. Quem o conhece garante que é uma forma de ganhar tempo a fim de organizar o jogo para as próximas semanas.

Todos por Moro

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) conseguiu chamar a atenção de políticos ligados ao Planalto. Ele é um potencial candidato a presidente da República próximo do ministro da Justiça, Sérgio Moro. E, para completar, vem crescendo o partido. Não por acaso, o presidente Jair Bolsonaro fez questão de desfilar ao lado ao ministro no 7 de Setembro e a líder Joice Hasselman corre para segurar a CPI da Lava-Jato.

CURTIDAS

Façam como eles/ Dia desses, no Planalto, assessores lembravam que, tanto os ministros Tereza Cristina (Agricultura), quanto Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), não ficam em assuntos periféricos. Nas redes sociais, sempre falam sobre as boas notícias das pastas, diferentemente de outros que passam muito tempo atacando adversários e xingando as pessoas. A ordem é transformá-los em exemplos do que deve ser feito no governo.

Por falar em Tereza…/ Antes de viajar aos países árabes, a ministra conseguiu evitar a derrubada do decreto que ampliou a cota de importação de etanol de milho dos Estados Unidos. No Egito, a abertura de mercado aos produtos lácteos brasileiros.

Chiquinho versus Santos Cruz I/ Ao ler na revista Crusoé que o ex-ministro da Secretaria de Governo general Santos Cruz teria dito que Bolsonaro estaria disposto a tudo para salvar Flávio Bolsonaro, o ex-senador Chiquinho Escórcio tripudiou: “Eu disse que ele não entendia nada política. Saiu com um ressentimento tão grande que começa a agredir aqueles que confiaram nele, no caso, o presidente Bolsonaro”.

Chiquinho versus Santos Cruz II/ Logo no início do governo, o então ministro Santos Cruz ligou para o ex-senador e avisou que ele estava demitido. Chiquinho, que funcionava como uma espécie de radar para identificar e antecipar possíveis problemas do governo no Congresso, foi direto: “O senhor nem me conhece e já está me mandando embora? Logo se vê que não entende nada de política”.