Fecha, mas não entrega

Publicado em coluna Brasília-DF

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, chegará ao grid de largada com a maior aliança eleitoral da temporada. Mas isso não é sinal de que terá todos os deputados e senadores dos partidos aliados dedicados à sua campanha. No Nordeste, quem entende do andar da carruagem avisa que, se o ex-presidente Lula conseguir o registro no Tribunal Superior Eleitoral ou, ao menos, uma liminar que assegure seu nome na disputa, parlamentares do PP e do PR por lá vão virar Lula na mesma hora.
É o “modo MDB”, que nas duas vezes em que teve candidato a presidente — Ulysses Guimarães, em 1989, e Orestes Quércia, em 1994 — largou no meio da campanha sem a menor cerimônia.

A limonada de Ciro 1
Com a inclinação dos partidos de centro para Geraldo Alckmin, Ciro Gomes foi aconselhado a radicalizar hoje no discurso de lançamento oficial da candidatura na convenção do PDT. A ordem é bater no sentido de tentar jogar Geraldo Alckmin no rol daqueles que compactuam com malfeitos. E que ele, Ciro, não levará o apoio do grupo, porque não queria entrar no toma lá dá cá.

A limonada de Ciro 2
Os conselheiros dizem ainda que é preciso lembrar Eduardo Campos, o candidato do PSB que morreu em plena campanha de 2014, e ressaltar as qualidades dos socialistas pelo país afora. É o que resta ao PDT para ampliar suas chances.

Manda quem pode…
… obedece quem tem juízo. Deputados, senadores e, até mesmo candidatos a governador pelo MDB acenam com a aprovação da candidatura de Henrique Meirelles à Presidência da República por uma razão muito simples: É o desejo do presidente do partido, Romero Jucá. “Para quê atender Renan Calheiros se quem vai resolver a nossa vida é Jucá?”, ponderam em conversas reservadas. Jucá é quem vai distribuir o dinheiro para financiar as campanhas.

Amigo oculto
Nas idas e vindas do bloco de centro, quem trabalhou, e muito, nos bastidores para levar o grupo em direção a Geraldo Alckmin foi o senador Aécio Neves. Ele não dá mais as cartas no partido, está mais dedicado à própria defesa, mas sempre ajuda quando pode, em especial, no DEM, que o apoiou em 2014.

E Maricá ficou lindo 1/ Candidato do DEM ao governo do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (foto) se prepara para apresentar o deputado Marcelo Delaroli (PR-RJ) como candidato a vice na sua chapa. E Delaroli faz política em… Maricá!!! Na conversa de Paes com Lula em 2016, captada pelos grampos da PF, Paes compara Atibaia a Maricá e chama a cidade fluminense de “uma m… de lugar”. Chegou a pedir desculpas à população local depois da divulgação
do áudio.

E Maricá ficou lindo 2/ Delaroli é dentista, foi criado em Maricá. É inclusive a aposta do PR para prefeito da cidade daqui a dois anos. E não é por acaso, o município é campeão em arrecadação de recursos dos campos de petróleo. Só de royalties, em 2017, foram mais de R$ 600 milhões.

Aliás…/ Foi no Rio de Janeiro que o acordo entre o PR e Bolsonaro ruiu. E quem leva a melhor é Eduardo Paes, do DEM, que ainda arrumou um vice de Maricá para compensar a agressão à cidade.

Em cada estado, uma história/ Integrantes do PR que acompanham à distância o que acontece no DF e entendem como funciona o dia a dia da política garantem que a desistência de Jofran Frejat em concorrer ao governo e a divisão dos partidos que tentam construir uma terceira via ajudará o governador Rodrigo Rollemberg.