Entrevista de Lula ajuda Bolsonaro

Publicado em coluna Brasília-DF

Coluna Brasília-DF

O presidente Jair Bolsonaro jamais admitirá publicamente, mas, nas internas, seus aliados comemoraram a entrevista de Lula. Explica-se: o que uniu os representantes do mercado, os militares e a turma de investigadores da Lava-Jato (encabeçada por Sérgio Moro) ao atual presidente foi o antipetismo. No momento em que Lula reaparece, os grupos se reaglutinam novamente em torno de Bolsonaro. A ideia dos governistas agora é aproveitar esse amálgama que a entrevista de Lula produziu, a fim de reposicionar o presidente Bolsonaro. É o mote perfeito para afastá-lo das polêmicas geradas pelo filho Carlos e dos tropeços, como querer controlar as campanhas publicitárias das estatais, ditar preço de combustível e por aí vai. Com Lula no pedaço, dizem os bolsonaristas, o governo está salvo.

Sobra, não!

O Centrão quer aproveitar esta semana para tentar convencer o presidente Jair Bolsonaro a abrir “espaços nobres” do governo a indicações políticas. Conforme adiantou a coluna na última quarta-feira, os oferecidos até agora no “feirão da Esplanada” foram considerados uma xepa.

Rodrigo e o mercado

O mercado começa a se encantar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Isso significa que, se o governador João Dória desistir de um projeto nacional, o deputado pode virar uma aposta. Até agora, ninguém cogita a reeleição de Jair Bolsonaro. O encantamento chega ao ponto de, se Maia desistir da vida pública, pode perfeitamente se encaixar nesse ramo.

“O que as pessoas querem é emprego para poder comer. Enquanto se discute sexo dos anjos, as pessoas morrem de fome”
Do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, à coluna, depois de acompanhar uma comitiva de senadores a Minaçu (GO)

Senadores pelo amianto

O presidente Davi Alcolumbre vai encabeçar o lobby de um grupo de senadores para reabertura da mina da cidade de Minaçu, que exporta para Estados Unidos, França e outros países. “O que eu vi na cidade me convenceu”, disse ele, que visitou a região ao lado do governador Ronaldo Caiado, e uma comitiva de senadores organizará pelo senador Vanderlan (PP-GO).

23 de outubro

Essa é a data estatisticamente calculada para a promulgação da Nova Previdência, conforme estudo da consultoria Metapolitica. O cálculo foi feito tomando por base o tempo de tramitação de todas as emendas constitucionais promulgadas em 30 anos de Constituição.

CURTIDAS

O próximo embate/ Políticos com assento no Planalto apostam que a viagem do vice-presidente Hamilton Mourão à China, marcada para 16 de maio, será motivo de mais reclamações de Carlos Bolsonaro.

O próximo embate II/ Com o pedido de demissão de Márcio Coimbra da Apex, resta agora a briga pela presidência. O vazamento do nome do almirante terminou por irritar o presidente Jair Bolsonaro e reabrir a pressão pelo cargo.

Santo de casa…/ … às vezes faz milagre. A escolha de Sérgio Banhos para a vaga de Admar Gonzaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi no sentido de seguir o caminho natural, uma vez que Banho já é ministro substituto no tribunal.

Por falar em Admar…/ Assim como Lula e Dilma tinham aqueles que sempre consultavam antes de escolher nomes para o Judiciário, o presidente Jair Bolsonaro também tem. Lula e Dilma consultavam, por exemplo, o ex-deputado Sigmaringa Seixas. Bolsonaro tem entre aqueles que ouve, o ministro Admar Gonzaga, que deixa o TSE e volta a advogar. Gonzaga já foi advogado eleitoral de um de seus filhos.