Senado
Senado Kleber Salles Senado

Nos bastidores do jurídico, já é certo que a eleição para a Presidência do Senado terá voto secreto

Publicado em coluna Brasília-DF

A depender do que se comenta nos bastidores do mundo jurídico, os senadores podem se preparar para a eleição do novo presidente da Casa por voto secreto. É que, depois do recurso do Solidariedade e do MDB ao Supremo Tribunal Federal (STF), a tendência do presidente da Suprema Corte, ministro Dias Toffoli, é analisar o pedido dos partidos dentro daquilo que vale até no regimento do STF para escolha do seu próprio presidente e também para a Presidência da República: votação secreta.

A barganha da Previdência

Nas conversas com ministros ontem, o governo concluiu que é melhor investir numa mudança mais profunda da Previdência, como o regime de capitalização. Assim, deixará que o Congresso faça os ajustes a fim de aprovar o que for possível. Se, no texto a ser enviado ao Legislativo, o governo for tímido, a reforma a ser aprovada terá o tamanho de um amendoim, e não resolverá sequer metade do problema.

Ritual eleitoral I

Ex-líder da bancada emedebista e ex-presidente do Senado, Renan Calheiros avisa aos interessados que “o mais importante é a unidade do MDB”. Por isso, não se colocará como candidato antes de o partido decidir quem terá os seus 13 ou 14 votos (os emedebistas têm expectativa da filiação do senador Elmano Ferrer, do Piauí). “Não posso ser candidato em movimento anterior ao do MDB. O partido é quem escolherá o seu candidato”, disse Renan à coluna.

Ritual eleitoral II

Para bons entendedores, o recado está dado: Renan, se for escolhido pela bancada (e até aqui nada indica uma posição diferente), terá o apoio fechado de seu partido. Numa casa pulverizada, como está o Senado

Ritual eleitoral III

A reunião do MDB está marcada para 31 de janeiro. A do PSD, a terceira maior bancada, está prevista para o dia seguinte, ou seja, já com a posição do MDB definida. Quem ainda não se posicionou foi o PSDB do senador Tasso Jereissati (CE). Entre os tucanos, há quem diga que ele está com dificuldades de fechar o próprio partido em torno do seu nome. O PSDB não conseguiu
vencer as disputas internas.

Onde pega

Quem estuda atentamente as redes sociais aconselha o governo a retomar urgentemente o “governar pelo exemplo”, defendido diariamente pelo presidente Jair Bolsonaro. A nomeação do filho do vice-presidente, Hamilton Mourão, no Banco do Brasil, ainda que ele seja servidor de carreira e não tenha pedido para ser nomeado, desgasta o governo nessa largada, assim como o desconhecimento dos convites para que o senador eleito Flávio Bolsonaro preste esclarecimentos a respeito da movimentação do ex-assessor Fabrício Queiroz. Ainda que seja para dizer “não sei de nada”, é de bom tom comparecer.

Conversa republicana I/ O novo ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, telefonou para o ex-senador Francisco Escórcio nesta semana. Conforme relato do próprio Chiquinho, como todos o chamam, o ministro foi direto: “Estou aqui desde o dia 2, e o senhor não apareceu. Liguei para lhe comunicar que o senhor será exonerado.”

Conversa republicana II/ Chiquinho contou à coluna que também foi no ponto: “Muito obrigado. Não fui, porque havia mandado uma carta para o senhor pelo general Etchegoyen, com o meu telefone e me colocando à sua disposição. Pena que não tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Fui senador, duas vezes colega de Bolsonaro na Câmara”. Despediram-se e a conversa terminou aí. Chiquinho, ontem, ainda não havia falado nem com Bolsonaro, nem com José Sarney, de quem é fiel escudeiro.

Por falar em Bolsonaro…/ Se tem algo que o presidente preza são os gestos de solidariedade. Enquanto estava no hospital, recuperando-se das cirurgias a que foi submetido depois do atentado em Juiz de Fora, ele recebeu a visita do vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho, o Fabinho Liderança, hoje candidato a presidente da Casa. O deputado mineiro colocou-se à disposição para ajudar a família no que fosse preciso. Do presidente da Casa, Rodrigo Maia, não houve esse movimento.

… ele vai coordenar/ Embora esteja distante da disputa da Presidência da Câmara, será dele a coordenação com os congressistas para aprovação das reformas, em especial, a da Previdência.