E o PT assiste de camarote

Publicado em Política

Os petistas não terão candidato a presidente da Câmara. Ali, tem um grupo simpático a Marcelo Castro, do Piauí, adversário de Eduardo Cunha dentro do PMDB, e, quem diria, a Rodrigo Maia (DEM-RJ). Há ainda uma ala esperando para ver o que fará o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), que tem trânsito em todos os partidos da Casa, era um dos mais próximos de Ulysses Guimarães e mantém laços no DEM e também no PSDB.

Oficialmente, porém, Heráclito não saiu candidato ainda porque aguarda uma definição do PSB, que tem Júlio Delgado e Hugo Leal dispostos a concorrer. Júlio, entretanto, está encontrando dificuldades: uma ala do PT o rejeita por causa do parecer contra José Dirceu, nos tempos do mensalão. No Centrão, o nome dele é vetado, porque foi um adversário feroz de Eduardo Cunha.

O telespectador…
O ex-presidente da Câmara está sendo aconselhado a entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal a fim de tentar conseguir o direito de votar na eleição para o sucessor. Ele continua afastado do mandato; portanto, terá que se contentar em acompanhar a sessão pela tevê e internet.

…O articulador
Diante da forma ostensiva com que o líder do PTB, Jovair Arantes, está enfrentando Waldir Maranhão (PP-MA) na disputa pela data da eleição do futuro presidente da Casa, ninguém tem dúvidas de que toda essa movimentação tem um nome: Eduardo Cunha.

“Temos que pensar no dia seguinte à eleição e, nesse clima de guerra, ninguém está pensando”
Antônio Imbassahy (BA), líder do PSDB, ao anunciar de antemão que o partido não terá candidato a presidente para o mandato-tampão.

Ciumeira
Senadores e deputados do PMDB ficaram pra lá de irritados com o fato de a líder do governo, Rose de Freitas, ter entregue ao senador Humberto Costa (PT-PE) a relatoria da MP 723, que prorroga por três anos o prazo de revalidação do diploma e do visto temporário do médico intercambista do Projeto Mais Médicos.

Enquanto isso, na CNI…
A ideia do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, ao falar em jornada de 80 horas semanais tem um objetivo político: equilibrar o jogo com o deputado Paulinho da Força (SD-SP), aliado de primeira hora de Michel Temer e árduo defensor das 40 horas.

Bem longe/ O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, foi para a Bahia. Quer manter distância regulamentar das conversas secretas para a Presidência da Câmara. O da Casa Civil, Eliseu Padilha, também sai de cena neste fim de semana com a mesma finalidade. Sabem que, com qualquer passo em falso nesse tema, quem perde é o Poder Executivo.

Sai daí rapidinho!/ O líder do governo, André Moura (foto), refugiou-se em Sergipe. Depois da reunião de quinta-feira, em que ficou à mesa como que apoiando a decisão do Centrão de eleger o presidente da Câmara na terça-feira, achou melhor não influir na movimentação de ontem.

Errou nas contas/ No evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), o presidente em exercício, Michel Temer, mencionou que estava em seu 48º dia de governo. Epa! Ele completa dois meses na próxima terça-feira.

Suassuna, o retorno/ O ex-senador Ney Suassuna (PMDB-PB) começa a trabalhar o retorno ao cenário político. Hoje, participará de uma homenagem à família Suassuna, em Catolé do Rocha, interior da Paraíba. Suassuna planeja concorrer ao Senado em 2018, em parceria com o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima.