Ciro na praia

Publicado em coluna Brasília-DF

Começa a dar resultado a blitz montada pelo governo, PT e até o PSDB para evitar que Ciro Gomes (PDT) tenha uma forte aliança. O PT pede neutralidade ao PSB de Pernambuco, enquanto o PSDB de Geraldo Alckmin faz o mesmo com Márcio França, em São Paulo. No outro segmento procurado por Ciro, o dos partidos de centro, crescem as conversas para que Rodrigo Pacheco, do DEM, saia candidato ao Senado na chapa de Antonio Anastasia (PSDB), em Minas Gerais. Há ainda quem aposte que não está descartado um acordo entre Álvaro Dias, pré-candidato do Podemos, e Alckmin. Tudo para unir forças para tirar votos de Jair Bolsonaro (PSL).

Em tempo: até em seu maior reduto eleitoral, Ciro terá problemas com esses partidos que ensaiaram uma aliança com ele e agora refluem. O deputado Danilo Forte (DEM), por exemplo, anuncia que, assim que começar a campanha, abrirá um comitê pró-Alckmin. “Quem tem consistência e coerência é Alckmin”, diz.

Efeito Crivella
Depois que o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, passou por um pedido de impeachment acusado de favorecimento a integrantes de sua igreja, os líderes da bancada pediram cuidado redobrado com a mistura de campanha e cultos. Ninguém quer correr o risco de ficar exposto a perder o mandato.

Fé em Deus
Os deputados, entretanto, confiam que a Justiça dos homens não será tão forte quanto promete. É que os tribunais eleitorais não têm estrutura para fiscalizar todos os cultos do país. Portanto, ou a população fiscaliza por conta própria ou a campanha vai rolar solta em muitas igrejas por aí.

A vingança da loira
Luizianne Lins convocou uma plenária do PT para discutir os candidatos do partido e a organização da campanha de Lula. A movimentação dela se dá em represália ao movimento de Ciro Gomes que, na semana passada, ameaçou largar a campanha do governador Camilo Santana.

A hora da verdade
De olho numa parceria com o PT, o senador Renan Calheiros lançou um vídeo #mdblivre, nos moldes do #Lulalivre, com apelos para que o partido desista da candidatura de Henrique Meirelles a presidente da República. Na outra ponta, Romero Jucá (foto) pede que os emedebistas aprovem Meirelles, a fim de não deixar o partido “sujeito a seguir outras ideologias populistas que nos fizeram tanto mal”. É a guerra da hora dentro do partido. E ninguém tem o papel de árbitro.

O silêncio do PTB
O partido tratou a invasão do Ministério do Trabalho como um caso de furto. Nem nota soltou. Quem vai dizer se os petebistas têm razão é a Polícia Federal. Até aqui, nada está descartado.

Tá explicado/ A marcha #Lulalivre que saiu de vários municípios pernambucanos rumo ao Recife deixou parte da organização preocupada. É que, se lá o PT não conseguir mobilizar milhares de pessoas, vai ser difícil conseguir alguma coisa potente em outros estados.

Borboletas e lobisomens I/ Esse é o título do livro que o jornalista e professor Hugo Studart lança hoje, 18h30, no restaurante Carpe Diem da 104 Sul. A obra é resultado de uma alentada pesquisa sobre a guerrilha do Araguaia. A alentada pesquisa de Hugo levou a novas descobertas sobre o tema. Por exemplo, uma testemunha jura que Maria Petit, uma jovem militante, teria sido enterrada viva e o caso foi abafado. “Ele disse também que a jovem fora ferida com um tiro, mas ainda estava viva quando fora enterrada. Ele chorava muito. Guardei na memória ele me falando da imagem de ‘um braço fora da terra se mexendo’”.

Borboletas e lobisomens II/ Hugo também traz algumas curiosidades, por exemplo, a vida sexual na guerrilha. Aponta ainda quem seriam sete guerrilheiros que mudaram de lado durante o conflito. A história da guerrilha do Araguaia, a cada década parece ganhar novos contornos.

A volta de Moema/ A ex-deputada Moema São Thiago (PSDB) vai concorrer a um mandato à Câmara dos Deputados. Vem com a experiência de ser a única mulher constituinte cearense no páreo, justamente no ano em que a Constituição de 1988 completa 30 anos.