Ciro Gomes leva Miro Teixeira de volta ao PDT para coordenar a pré-campanha

Publicado em Política, Rumo a 2022

Na luta por uma candidatura de esquerda capaz de atrair o centro, o ex-ministro de Ciro Gomes (PDT) acaba de conquistar um dos nomes capaz de servir de ponte para essa construção. O ex-ministro de Comunicações de Lula e ex-deputado Miro Teixeira, volta ao PDT, partido em que esteve filiado até 2013, para, a partir da semana que vem, começar a trabalhar um projeto nacional ao lado de Ciro para apresentar na campanha do ano que vem.

Miro estava na Rede de Marina Silva e depois de passar por varias legendas nos últimos oito anos, Pros, Apps (hoje Cidadania). Nesse período de isolamento social, as conversas com os antigos colegas de PDT e o com próprio Ciro foram aos poucos formatando esse retorno. “Ciro tem a situação do país na cabeça. É um cara do Nordeste que conhece o Sul”, disse Miro Teixeira ao blog, certo de que falta um planejamento estratégico para o Brasil.

“Não temos a pretensão de sairmos convencendo ninguém. Todas as atenções permanecem dedicadas à pandemia e em como reduzir número de mortes e de contaminações. E planejar, a fim de evitar no futuro o que passamos agora por falta de um projeto e de planejamento nacional. Ora, o Brasil tem história na produção de vacinas, a Fiocruz, o Butantan. Se tivesse planejado com antecedência, não estaríamos passando por isso”, diz Miro.

No momento, ele não fala do PT e nem de possíveis aliados ou adversários do próximo ano. “Quem fará esta conversa é Carlos Lupi”, diz ele, referindo-se ao presidente do PDT. Mas, nesse momento, em que juntar cartas é importante, Ciro Gomes acaba de conseguir um ás. Já é alguma coisa.