Maurenilson Freire/CB/D.A.Press

Candidatura de Alcolumbre a presidente do Senado está longe de “ser um passeio”

Publicado em Política

Coluna Brasília/DF, de 12 de março de 2024, por Denise Rothenburg

Lançados os pré-candidatos à presidência do Senado, os partidos começaram a fazer as contas e descobriram que Davi Alcolumbre (União-AP), o todo-poderoso presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), está longe de ser o favorito. O partido do senador tem sete parlamentares, praticamente a metade da bancada do PSD, que conta com 15. Não está descartado o PSD conseguir o apoio do MDB, do PT e do PSB, além do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). Esses números indicam que um candidato do partido de Gilberto Kassab tem tudo para largar com 39 votos, ou seja, faltando apenas dois para compor maioria da Casa.

Em tempo: a contagem não inclui o voto do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que já declarou apoio a Alcolumbre, mas não conseguiu convencer seu partido a fazer o mesmo. Davi chegou ao comando do Senado, em 2019, com o apoio do governo de Jair Bolsonaro no início. Agora, num governo Lula e com outros atores em cena, o campo de batalha estará bem diferente.

A briga da Educação

Depois da ver o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) eleito presidente da Comissão de Educação, o governo trabalha para tentar conquistar maioria no colegiado. A ideia é fazer um troca-troca nos integrantes.

E a Petrobras, hein?

A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT, sobre a Petrobras e seus dividendos, levou o governo a se desdobrar para explicar que não está intervindo na companhia. A ideia é evitar desde cedo que o discurso de intervenção feito pelos deputados de oposição predomine.

Ajuda aí, Lula

O empate entre Guilherme Boulos (PSol) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), apresentado pela pesquisa do Datafolha, preocupou a turma de Lula. A ordem agora é dar visibilidade aos programas de governo e se aproximar do eleitorado paulista.

Baleia feliz

O presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), está exultante com a pesquisa do Datafolha. “O paulistano está começando a perceber agora o trabalho de Ricardo Nunes. Ele assumiu em 2021 no momento mais difícil, a pandemia de covid-19. A cidade foi pioneira na retomada da economia e investiu em várias ações. E aí está o resultado da pesquisa”, exultou.

Brasileiro vence em Portugal

Nas eleições portuguesas, quem acertou o resultado foi o Ipespe, do cientista político Antônio Lavareda. Faltando 72 horas para a eleição, ele divulgou uma pesquisa que detectou a vantagem da Aliança Democrática, de centro-direita, e o crescimento do Chega! Foi o primeiro instituto contratado pela CNN Portugal.

Está no lucro

Tábata não tem nada a perder ao disputar a prefeitura de São Paulo, calcula o PSB — Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O PSB calcula que a deputada Tábata Amaral (SP, foto) não tem nada a perder sendo candidata a prefeita de São Paulo. Ainda que na pesquisa do Datafolha ela esteja com apenas 8% das intenções de voto num cenário de polarização entre Guilherme Boulos e o prefeito Ricardo Nunes, com 29%.

Está no lucro II

Tábata está no meio do mandato de deputada federal, é jovem, bem posicionada e tem tudo para ampliar sua visibilidade na campanha. Ainda que não vença, tem tudo para virar uma grife do PSB para o futuro.

O susto de Sarney

Depois da queda em que quebrou a clavícula, o ex-presidente José Sarney precisou voltar novamente ao hospital para a retirada de água do pulmão. Já está em casa e recuperado, recebendo visita de parentes e amigos.

Paulinho Pestana

Hoje é dia de se despedir de um jornalista de texto brilhante e de uma generosidade sem tamanho. A coluna deixa aqui as condolências à esposa, Zelinda, aos filhos e a toda a família.