Bolsonaro
page23c Bolsonaro

Bolsonaro não se mostra disposto a voltar atrás em fala na Paulista

Publicado em coluna Brasília-DF
Coluna Brasília-DF / Por Denise Rothenburg

Aliados de Jair Bolsonaro cobraram dele uma advertência ao filho Eduardo, deputado mais votado de São Paulo, depois da divulgação da declaração sobre bastar apenas um soldado e um cabo para fechar o Supremo Tribunal Federal, se o STF viesse a querer impedir a posse de seu pai. O presidenciável prontamente aceitou advertir o filho.

Agora, porém, não voltará atrás nas declarações dadas por telefone aos simpatizantes concentrados na Avenida Paulista no último domingo, quando o próprio candidato falou que “a faxina será muito mais ampla” e que “essa turma, se quiser ficar aqui, terá que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou vão para cadeia”, e, ainda, “marginais vermelhos banidos da nossa pátria”.

A ordem no PSL é isolar o PT no Congresso. Se esse isolamento for dentro dos preceitos democráticos, faz parte. Porém, a fala de Bolsonaro, no domingo, deu a entender a muitos congressistas que a democracia está ameaçada. A insegurança tomou conta até mesmo de alguns políticos que simpatizam com o candidato do PSL.

Ato de juristas

A frase do filho de Bolsonaro sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), dita há quatro meses, tirou a classe de advogados e juristas da toca. Os simpáticos ao PT, por exemplo, fazem hoje às 19h um ato pela democracia no Hotel Nacional, em Brasília. Os simpáticos a Jair Bolsonaro se preparam para cobrar do candidato mais declarações contundentes de apreço à democracia.

Bíblia roubada?/ O vídeo que circula na internet com um cidadão segurando a Bíblia entregue a Fernando Haddad em ato de campanha em Fortaleza intrigou o PT. A Bíblia tinha sumido do palco naquela noite. Um assessor havia guardado com os outros presentes, enquanto o candidato discursava e cumprimentava as pessoas no palanque. Agora, que o livro reapareceu como se tivesse sido jogado fora, os petistas acreditam que foi mais uma armação para cima do candidato.

Último esforço/ Fernando Haddad vai hoje ao Rio de Janeiro em busca de algum apoio no estado. Lá, o PT só elegeu Benedita da Silva deputada federal. Se depender dos taxistas, Haddad pregará no deserto. Lá, Bolsonaro reina, e a maioria diz que “o PT já teve a sua chance de governar o país”.

Enquanto isso, em Curitiba…/ Lula não consegue entender por que o partido é tão rejeitado. Porém, avisam os aliados dele, não foi por falta de aviso.

Quem chega quer levantar o Parlamento/ Ao receber seu bottom de deputada federal, Bia Kicis, do PRP, a terceira mais votada no DF, colocou em suas redes sociais que espera ter orgulho de usar o adereço. Faz sentido. Atualmente, a imagem do Congresso está pra lá de desgastada.