Aparelhos ligados

Publicado em coluna Brasília-DF

Ao verificar a situação das agências reguladoras, os ministros de Michel Temer perceberam que o território é de farta ocupação petista e não haverá meios de mudar nem tão cedo. Apenas a Agência Nacional do Petróleo (ANP), capitaneada pelo PCdoB, terá troca de comando este ano. Das 10, seis são comandadas pelo PT: Águas (Ana), Aviação Civil (Anac), Vigilância Sanitária (Anvisa), Telecomunicações (Anatel), Energia Elétrica (Aneel) e Transportes Aquaviários (Antaq), o único interino. Duas pelo PCdoB, Petróleo (ANP) e Cinema (Ancine), e duas pelo PMDB, Saúde (ANS) e Transportes Terrestres (ANTT).

» » »

Depois da ANP, de onde Magda Chambriard sairá em novembro, novas trocas de comando só em maio de 2017, na Ancine e na ANS. A Anac, que o PT ocupou recentemente, só em 2019. A Anatel, em dezembro de 2018. Diante dessa realidade, o jeito, dizem alguns, será conviver e ficar de olhos abertos.

Nove vagas
Embora não tenha espaço para troca de comando nas agências reguladoras, o governo de Michel Temer vai ocupar as nove vagas que vencem os mandatos dos diretores este ano, das quais cinco já estão abertas. A ordem é retomar o perfil de instituições de Estado, para evitar o que os especialistas chamam de “captura”, seja pelos setores que fiscalizam, seja pelo ministério das respectivas áreas.

Andar de cima
Quem está à frente das investigações da Operação Janus acredita que os enroscados, até agora, não teriam cacife para tanto tráfico de influência se não contassem ajuda de alguém de dentro do governo. Sinal de que essa novela ainda vai longe.

Votos
Amigos da presidente têm esperanças de reverter alguns votos no Senado. Não contam, portanto, que, dos três ausentes da sessão que afastou Dilma, pelo menos dois, Jader Barbalho e Eduardo Braga, ambos do PMDB, votam com o partido.

Temer e as mulheres
Representantes do DEM, PPS e PSDB fecharam o apoio a Solange Bentes Jurema para a Secretaria Nacional de Política para as Mulheres. Solange presidiu o conselho dos Direitos da Mulher em 1999 e foi a primeira ministra dessa área no governo Fernando Henrique Cardoso. As peemedebistas indicaram a ex-deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP).

CURTIDAS

Fica para próxima/ A presidente afastada queria ir a Fortaleza para um evento com o governador Camilo Santana. Camilo alegou compromissos inadiáveis. Cid Gomes, outro aliado da petista, está fora do país. Sem data para retorno. Quando os aliados não têm tempo para receber a presidente afastada, é sinal de que há algo estranho no ar.

Pinga daqui, pinga dali…/ A preocupação com votos no Congresso é tal que o governo Michel Temer vai destinar a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ao PTN da deputada Renata Abreu. O partido tem 13 deputados.

Questão de economia/ O presidente em exercício, Michel Temer, pretende usar o helicóptero apenas em casos de emergência. Considera que, diante das largas avenidas de Brasília e com os batedores que sempre acompanham o comboio presidencial, não precisará diariamente da aeronave. Dilma, ao contrário, raramente ia para o aeroporto de carro.

Questão de bom senso/ Embora os estilos sejam totalmente diferentes, o presidente em exercício, Michel Temer, tenta trazer de volta algo que o governo Itamar Franco mantinha: a livre circulação de jornalistas credenciados no Planalto. Porém, é preciso parcimônia. Certa vez, nos tempos de Itamar, a conversa estava a pleno vapor do lado de fora. Chegou ao ponto de um assessor pedir a todos que falassem mais baixo, para não atrapalhar a reunião presidencial. Alguns ministros estão quase lá.

______________________________________