André Vargas em movimento

Publicado em coluna Brasília-DF

Depois de ver vários colegas de cadeia irem para casa, ainda que com as tornozeleiras a título de acessório, o ex-deputado André Vargas, que foi secretário de Comunicação do PT, decidiu mudar de advogado e começar a trabalhar um acordo de delação premiada. Mais um para, ao lado do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), deixar o governo e o partido preocupados.

Wagner e Picciani…

De nada adiantou o vice-presidente Michel Temer aconselhar a presidente Dilma Rousseff a se manter longe da briga dos peemedebistas pelo comando da bancada na Câmara. Ontem, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e o ex-líder do PMDB Leonardo Picciani conversaram no aeroporto JK, em Brasília. Tratavam da filiação do deputado Altineu Cortes (PR-RJ) ao PMDB. A guerra em torno da liderança do PMDB volta na terça-feira.

Convocação incerta I

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já avisou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que uma eventual convocação do Congresso Nacional não contará com o seu apoio. Cunha não pretende assinar nada nesse sentido. Logo, ou os congressistas não votam a Lei de Diretrizes Orçamentárias e tentam provocar a continuidade dos trabalhos “na marra”, ou a Casa vai entrar em férias mesmo.

Convocação incerta II

Outra forma de convocar é via aprovação pela maioria absoluta dos membros das duas Casas. Nesse caso, os deputados e os senadores elencam os assuntos relevantes e urgentes objetos da convocação e só podem deliberar sobre esses temas. Uma vez que Eduardo Cunha é quem faz a pauta da Casa e convoca as sessões deliberativas, esta saída para suspender o recesso também corre risco de fracassar.

Última fornada

Enquanto a Câmara continuará parada, o Senado vai votar o projeto de repatriação de recursos depositados lá fora, mas, para isso, só se o governo concordar com alguns vetos que os senadores estão elencando para apresentar à presidente Dilma Rousseff.

E o Conselho de Ética, hein?

Os integrantes dos partidos dedicados ao “fora Cunha” pretendem agora constranger os integrantes da tropa de choque de Eduardo Cunha no Conselho de Ética em suas bases eleitorais. Na Paraíba, são dois: Manoel Júnior, do PMDB, e Wellington Roberto, do PR, que ontem quase trocou sopapos com o deputado José Geraldo (PT-PA).

Renan relax/ O presidente do Senado, Renan Calheiros, saiu confraternização da casa do senador Eunício Oliveira (foto) às 6h30 da matina. Ficaram conversando ele, Eunício, o senador Lindberg Farias (PT-RJ) e alguns parentes de Eunício. Há tempos, não era o último a sair de uma festa.

Depois do barraco no jantar… / Alguns senadores vibraram com a descompostura que a ministra Kátia Abreu passou no senador José Serra. Alguns dizem que ele é conhecido pelos comentários meio atravessados travestidos de brincadeira. Dia desses, ele disse a uma moça: “Você está muito parecida comigo. Está com olheiras profundas”. A moça ficou muito sem graça.

… As recordações/ Dia desses, um assessor de senador que já trabalhou numa tevê jura ter ouvido de Serra o seguinte comentário: “Ainda bem que você está aqui. Televisão não é jornalismo”, recorda o assessor.

Quem conta um conto…/ Em conversas com colegas, o senador Eunício Oliveira tratava de minimizar a briga entre Serra e Kátia. Eunício contou que eles fizeram as pazes ali mesmo, cerca de 20 minutos depois de a senadora derramar vinho no terno do senador. E, segundo Eunício, ela nem atirou a taça, apenas o copo balançou e respingou um pouco na lapela esquerda de Serra. O que ficou sujo mesmo foi o tapete da d. Mônica, mulher do anfitrião.

Enquanto isso, num bar de Brasília…/ O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, é tema do primeiro concurso de cartaz político promovido pelo bar Objeto Encontrado, na 102 Norte, com o slogan #empurraqueelecai. O cartaz vencedor traz uma imagem de Cunha com chifres e a inscrição: “Livremo-nos do mal, nós vamos além”.