A dor de tratorar

Publicado em coluna Brasília-DF

    O governo que se prepare. A forma como o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) conduziu a sessão preparatória para escolha do comandante do Senado promete virar um problema para o presidente da República, Jair Bolsonaro. Alcolumbre irritou vários partidos. O PSDB está constrangido em votar nele. Essa encrenca vai parar no colo do DEM e do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que, conforme esta coluna publicou em 13 dezembro, tem a mulher trabalhando no gabinete de Alcolumbre. Dentro do MDB, já há quem diga que se o governo quiser votos para seus projetos, melhor “procurar o DEM”.

   E, vale lembrar, o DEM tem seis senadores, o PSL,4. Os demais não se sentem tão governo assim, ao ponto de ficar ao lado de Bolsonaro para o que der e vier. A construção da base voltará à estaca zero ali.

Ou um ou outro

  Não vai demorar 30 dias para que senadores aliados de fora do DEM e até do PSL pressionem Jair Bolsonaro para substituir Onyx Lorenzoni na Casa Civil, especialmente, se Davi Alcolumbre mantiver a candidatura e for eleito.

O medo de Alcolumbre

  O receio de Davi Alcolumbre ao suspender a sessão para retomar apenas hoje era perder o embalo para ser presidente da Casa. Ainda mais agora que Rodrigo Maia, do mesmo partido, foi eleito com uma vitória estrondosa para presidir a Câmara. Para completar, os demais partidos saíram do plenário direto para se rearticular e tentar encontrar um tertius entre o MDB de Renan e o DEM.

O jeitinho de Alcolumbre

   Davi Alcolumbre, entretanto,  paralisou a sessão sem fechar as inscrições para presidente do Senado para que possa continuar presidindo ainda hoje e registrar a candidatura em seguida. Assim, pretende impedir outras candidaturas da ala governista. O PSL de Jair Bolsonaro não está nada satisfeito com isso, motivo pelo qual Major Olímpio permanece candidato.

Não o subestime

   Dois dias antes da votação para escolha do presidente do Senado, deputados do DEM avisaram que Renan Calheiros (MDB-AL) teria um adversário capaz de ser tão “trator” quanto ele na disputa pela Presidência do Senado. Não estavam mentindo. Alcolumbre tirou o voto aberto na marra.

Rodrigo, o sustentáculo

   Enquanto o Senado pega fogo, o governo se prepara para ter no presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o grande articulador das reformas no Parlamento. Não por acaso, tanto o presidente Jair Bolsonaro, quanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, cumprimentaram Rodrigo pela vitória ontem. Diante da bagunça no Senado, a Câmara será o suporte.

CURTIDAS

A força da bancada feminina/ A primeira Secretária eleita, deputada Soraya Santos (PR-RJ), derrotou o deputado Fernando Giacobo (PR_PR) com uma votação tão expressiva quanto a de Rodrigo Maia para presidir a Casa. Foi a maior surpresa na Câmara.

Na mosca!/ Quem ficou na maior alegria com os 50 votos que obteve foi o PSol de Marcelo Freixo (RJ). Minutos antes da abertura do painel, ele disse à coluna que esperava ter 50 votos. “Para um partido de dez deputados, tivemos cinco vezes mais”, disse ele.

Enquanto isso, no PT…/ Os petistas não estavam tão felizes assim. Afinal, pela segunda vez consecutiva, o partido ficou fora da Mesa Diretora, embora tenha a maior bancada. Culpava o PDT.

Daqui não saio/ Jorge Kajuru já conseguiu se tornar no primeiro dia o senhor simpatia ao dizer que Davi Alcolumbre devia estar “usando um fraldão geriátrico, porque desde 14h30 está na cadeira de presidente da Casa, sem sair sequer para ir ao toalete”. Foi, talvez, o único momento de descontração no plenário do Senado. A novela continua hoje. E ninguém sabe dizer se será o último capítulo.